Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

3 de março, 2023

Conversas Holísticas – Quais os 9 segredos das pessoas que vivem até aos 100 anos?

Loma Linda, Califórnia; Ikaria, Grécia; Nicoya, Costa Rica; Sardenha, Itália; e Okinawa, Japão – 5 locais onde podes encontrar as pessoas com as vidas mais longas do mundo.

Sabes o que estas pessoas têm em comum?

1. Movem‑se de forma natural. Estas pessoas não correm maratonas nem passam o dia no ginásio. Em vez disso, vivem em ambientes que os estimulam a mover‑se de forma natural.

2. Têm um propósito de vida. Os Okinawanos chamam‑lhe “Ikigai” e os Nicoyanos chamam‑lhe “plano de vida”.

3. Têm rotinas diárias para alívio do stress. Os okinawanos tiram alguns momentos do seu dia para recordar os seus antepassados, os karitanos dormem uma sesta, e os sardenhos fazem a happy hour.

4. Terminam as refeições quando se sentem 80% cheios. O intervalo de 20% entre não ter fome e sentirmo‑nos cheios pode ser a diferença entre perder ou ganhar peso.

5. Optam por uma alimentação rica em vegetais e frutas. Feijões, soja e lentilhas, são a base da maioria das dietas centenárias. A maior parte da carne de porco é consumida, em média, apenas cinco vezes por mês. As doses são aproximadamente do tamanho de um baralho de cartas.

6. Bebem um copo de vinho diariamente com os amigos.

7. Têm uma prática espiritual regular. 258 dos 263 centenários entrevistados pertenciam a alguma comunidade religiosa que frequentavam, pelo menos, quatro vezes por mês. A denominação não parece ser importante.

8. Priorizam o tempo com as suas famílias. Estes centenários mantêm os pais e avós idosos por perto, comprometem‑se com um parceiro de vida e investem nos seus filhos com tempo e amor.

9. Pertencem a uma comunidade que apoia comportamentos saudáveis. A investigação mostra que o fumar, a obesidade, a felicidade, e mesmo a solidão são contagiosos.

Últimas Opiniões de Joana Oliveira