Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

8 de agosto, 2022

Conversas Holísticas – Qual a importância de transpirar regularmente?

A transpiração é o sistema de arrefecimento natural do corpo e é fundamental para te manter a funcionar normalmente.

Transpirar ajuda a manter a temperatura interna a 37°C mesmo quando tens um aumento de temperatura corporal em resultado de exercício físico, stress, alterações hormonais, ou aumento da temperatura externa. Contudo, a transpiração tem vários outros benefícios para a tua saúde!

Sabias que o suor te ajuda a eliminar toxinas? Os rins e o fígado fazem a maior parte do trabalho quando se trata de desintoxicar o corpo, mas o suor actua também como uma via natural de desintoxicação. Quando transpiramos, os nossos poros abrem-se e permitem a eliminação de toda a sujidade, óleo, bactérias, e detritos que neles se encontram. Um estudo de 2016 descobriu que as pessoas que faziam exercício regularmente (e, consequentemente, transpiravam mais) tinham níveis mais baixos de metais pesados no seu sangue.

Para além disso, acredita-se que a transpiração pode ajudar na redução de peso. Quando optas por exercício físico intenso obrigas o teu corpo a esforçar-se mais para regular a temperatura, utilizando assim mais energia e queimando mais calorias.

Um outro benefício da transpiração é o seu efeito para a tua saúde cardiovascular. Um estudo de 20 anos revelou que os finlandeses que visitavam a sauna quatro vezes por semana tinham taxas significativamente mais baixas de doenças cardíacas e tinham menos probabilidade de morrer de causas cardiovasculares.

 

Últimas Opiniões de Joana Oliveira