Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

16 de dezembro, 2022

Olhar de Frente — Ver Diferente (Os negócios da China da CMO, e seus derivados)

Que a China é a grande potência emergente, e continuará a sê‐lo, não há dúvidas nenhumas. Superavitária em termos financeiros, fruto da globalização e do estatuto de nação mais favorecida, durante décadas, através dos acordos do GATT, e da Organização Mundial do Comércio – OMC, a valerem para todo o tipo de empreendedorismo, trocas comerciais e transacção de capitais, colocaram‐na numa situação privilegiada, enquanto assistíamos ao seu crescimento exponencial até muito recentemente. Como aconteceu um pouco por todo o mundo, Fátima e o concelho de Ourém, não ficaram imunes. Desde o fabrico e venda das estatuárias dos pastorinhos, com os olhos em bico, até à diversificação por investimentos em várias áreas e sectores.

 

E aqui, relevou a extraordinária sagacidade visionária dos sucessivos executivos da CMO, que aqui encontraram o grande filão que trataram de explorar imediatamente. E de que maneira. A estratégia iniciou‐se com a criação de parcerias público privadas (PPP), visando a concessão de exploração de vários sectores, desde as águas e resíduos às pedreiras, e por aí fora.

 

O negócio primordial, foi mesmo o das águas, em que, sucessivamente, vimos passarem da CMO ‐ VEOLIA, para a francesa Compagnie Général des Eaux, e posteriormente para chinesa (BEWATER – Beijing Waters). Se ainda não deu conta que está a pagar a água a Pequim, fica a saber para onde está orientado o ramal do dinheiro. Negócio que rondou qualquer coisa como 95 milhões de euros, em 2013, incidindo sobre as Águas de Ourém, de Valongo, Paredes e Mafra (onde chegou a estar sediada a empresa).

 

Houve câmaras que cuidaram de resgatar essas concessões, como foi o caso de Mafra. A de Paredes, litiga e anda às voltas com a dita empresa pelos tribunais administrativos. Não é o caso de Ourém. Ou seja, corressem as coisas bem ou mal, foi tudo feito para se ganhar muito dinheiro, de preferência a curto prazo. A partir de aqui, todo um processamento muito bem urdido, do género de um cavalo de Tróia, ou trampolim, que se foi estendendo a outros sectores e actividades económicas, desenvolvendo‐se outros negócios, designadamente no respeitante a minas, pedreiras, sectores energéticos, centrais eólicas e fotovoltaicas. Não foi por mero acaso, que na altura, o braço direito do presidente da câmara – Paulo Fonseca, transitou de imediato para essa empresa, após a derrota eleitoral, onde passou a ser uma espécie de “batedor‐tarefeiro”, agilizando todo o tipo de influências e interesses. O mesmo que apresentou duvidosos certificados de habilitações, para poder desempenhar funções junto do executivo camarário, e chegou a ser assessor de si próprio. E que foi presidente da ONG “Rotary”. Da qual, também não por acaso, foram presidentes, sucessivamente, industriais ligados ao sector das pedreiras, da construção civil e do ramo imobiliário.

 

Não nos venham dizer que tudo isto são acasos e coincidências. A par disso, ainda a curiosa circunstância, de quase  instantaneamente, terem surgido e ressurgido, dezenas de empresas, de modo a se poder branquear e fazer circular os milhões provenientes desses negócios, fortunas instantâneas, do pé para a mão, a par da incontornável especulação imobiliária e aquisição de imóveis e móveis de luxo. Tudo muito bem acompanhado e assessorado por figurantes e figurões, dedicados à prática do estelionato, favorecimento, amiguismo e clientelismos cúmplices, um vício endémico, que ficou impregnado naqueles corredores, salas e paredes, para todo o sempre.

 

Bom Natal, boas festas e bom ano!

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito