Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

José Nuno Silva

11 de janeiro, 2019

Recuperar a mortalidade

Parecerá estranho optar por reflectir sobre a morte num primeiro contributo para um jornal local. Mas não o é, se assumir desde já como intenção desta colaboração chamar à luz da consciência lados da realidade esquecidos, escamoteados ou negados, consciente ou inconscientemente ignorados e subtraídos ao correr dos dias.

Entre estes lados esquecidos da realidade humana, ocupa um lugar fundamental precisamente a condição mortal do ser humano. Para esta situação contribuiu decisivamente um fenómeno que marcou as últimas décadas: em 1970 morreram em hospitais menos de 20% dos portugueses; em 2010, essa percentagem já se situa bem acima dos 60%; a par disso, atinge quase 10% a percentagem dos que morrem em outros espaços, diferentes do hospital ou da própria casa, nomeadamente residências de terceira idade.

O que resulta daqui é que o contacto com a experiência da morte, em gerações anteriores tão comum, se tornou raro, até inexistente para muitos durante boa parte da vida. O mundo ocidental vive uma situação civilizacional de pós-mortalidade. Pode parecer exagero, mas esta definição reúne o consenso de cada vez mais intérpretes do tempo que vivemos. É um processo sociocultural que elimina a morte, não apenas da experiência mas também da consciência das pessoas.

Tudo mudou no rosto da morte. Morre-se exilado das pertenças e, por isso, a morte não se vê; dela não se fala; nela não se pensa. Na sociedade do presente, vive-se como se se não morresse: o tempo esconde a morte, na miragem inglória de se esconder da morte. Morrer tornou-se um mero acidente biológico, falência bioquímica e fisiológica, esvaziado de mistério e despido de ritos: morrer torna-se meramente extinguir-se, o que retira pertinência à interrogação sobre a vida além da morte, um aspecto decisivo no desenho da condição pós-mortal. Numa sondagem em Setembro de 2016 foi perguntado aos portugueses: – Acredita que há vida para além da morte? 54,6% dos que responderam disseram que não.

Somos a primeira geração da história sem uma Ars moriendi, isto é, uma arte de morrer. Deixamos de saber como se morre e como se acompanha quem morre e como se está com quem chora os seus que morrem e como se integra na vida a morte e a saudade.Deixámos de fazer luto.

E perdemos as palavras de dizer diante da morte; mas tendo perdido as palavras, nunca tivemos tanta necessidade delas, porque se tornou insuportável o silêncio e precisamos delas para o mascarar ou nos mascararmos diante da morte com palavras que iludam a sua agressão. É! Chegámos à idade pós-mortal da história.

Para a Igreja, esta questão reveste-se de uma particular relevância. Se não sou consciente da minha morte, porque tenho necessidade de Cristo? Efectivamente, o lugar maior de reconhecimento real da importância de Jesus Cristo na minha vida é a consciência da minha mortalidade.

É a consciência pessoal da minha morte que me conduz à consciência da radical necessidade de Cristo na minha vida. O evangelho – a boa notícia – é a notícia da vitória de Cristo sobre a morte. Como, então, anunciar o evangelho em profundidade se a morte é cancelada da experiência e da consciência?

Aqui se desenha um desafio pastoral maior para a Igreja, nesta idade pós-mortal da história. Aliás, até já dizem a nossa época pós-humana. É isto que nos é pedido: recuperar a mortalidade para preservar a humanidade do homem e da sociedade humana. E para podermos comunicar Cristo, cujo fazer-se carne, isto é, homem mortal por estes dias celebramos.

Últimas Opiniões de José Nuno Silva