Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

1 de abril, 2022

8 hábitos prejudiciais para o cérebro

Estimado leitor, o nosso cérebro é o principal responsável pelas nossas funções cognitivas, como tal, há que preservá-lo! Para isso, torna-se fundamental evitar os hábitos que se seguem.

 

1 – Dormir pouco

Muitos de nós tem o hábito de dormir pouco, o que a médio prazo irá seguramente ter consequências. O cérebro precisa de descanso, por isso, é fundamental dormir num ambiente tranquilo, harmonioso e escuro.

 

2 – Ignorar o pequeno-almoço

Quando não realizamos de forma conveniente esta importante refeição, o sangue tem uma quebra ao nível da glicose, fazendo com que o transporte de nutrientes ao cérebro seja insuficiente. A longo prazo, pode causar a degeneração do cérebro.

 

3 – Consumir muito açúcar

Chocolate, refrigerantes, produtos sintetizados, possuem uma quantidade elevada de açúcar, incluindo os produtos lights e diets! Está comprovado que os níveis altos de açúcar prejudicam as capacidades cognitivas, tais como a memória e a aprendizagem.

 

4 – Fumar

Os produtos químicos nocivos para a saúde que contem o cigarro são enviados para o cérebro em dez segundos após a tragada, permanecendo activo durante 20 a 40 minutos. Este efeito repetido irá desregular as células cerebrais, criar dependência e a longo prazo doenças mais graves, tais como o Alzheimer.

 

5 – Reagir de forma exagerada

Perante qualquer tipo de problema, o reagir de forma muito exagerada, em stresse poderá causar danos nas artérias, diminuindo assim a capacidade cerebral. Neste tipo de situações, respirar fundo, acalme-se e só depois tenha a atitude conveniente para solucionar a situação.

 

6 – Falar pouco

A fala melhora a eficiência do cérebro porque trabalha a atenção, aprendizagem, a capacidade motora e a memória. Converse mais com as pessoas no trabalho, na sua família, com vizinhos e saia mais com os seus amigos. Isto faz muito bem ao cérebro!

 

7 – Não estimular pensamentos

Um cérebro saudável é um cérebro ativo. Desafiar o cérebro é a melhor forma de treiná-lo e evitar lesões cerebrais, ou seja, a degeneração do cérebro. Estimule-se com estudos, leitura, jogos mentais.

 

8 – Trabalhar o cérebro enquanto está doente

Estudar demais ou trabalhar de forma exagerada

Enquanto estiver doente, como por exemplo com gripe, estudar demais ou trabalhar mentalmente de forma exagerada pode prejudicar a eficiência das funções cognitivas. Neste caso, descanse, beba muita água e opte por atividades que descansam o cérebro, tais como ver um filme ou ouvir música.

 

Bem hajam, e um cérebro saudável.

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira