Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

19 de fevereiro, 2020

A arte de ser guerreiro

Partilho, hoje, convosco, um texto motivacional, dos mais completos que já encontrei, não sabendo bem quem é autor, vale a pena reflectir.

“Sucesso, reconhecimento, fama, glória... Muitos de nós lutamos por isto, no entanto não se constrói um bom nome da noite para o dia. É necessário trabalhar muito, mesmo com tropeços e quedas, sendo necessário superar os obstáculos. Sobretudo, manter a motivação, perseverança e persistência... A vida é uma sucessão de batalhas. Emprego, família, amigos: todos temos um status actual (o que fazemos na vida ecoa para a eternidade), e também temos expectativas para o futuro.

No entanto, as reviravoltas do destino surpreendem-nos (a grandeza é uma visão). Nem sempre é possível estar a fazer apenas o que gostamos, e aquele que gosta do que faz e se sente feliz em fazer cada vez melhor, a cada dia que o faz vai mais longe!

Na vida há momentos de tranquilidade e há momentos de agitação e decisão, em que por si só a boa intenção, não chega. É aí que a vida nos cobra coragem, ousadia, criatividade e um inabalável espírito de luta.

A verdade é que os problemas e os reveses ocorrem com maior frequência do que gostaríamos.

Os tempos mudam, surgem novos desafios e objectivos. E os guerreiros... olham nos olhos do futuro sem medo e sem arrogância, com a confiança de quem está pronto para o combate. Viver é também estar preparado para as situações difíceis.

O que faz a diferença é o modo como encaramos as dificuldades.

Muitas vezes perguntamo-nos como enfrentar as mudanças radicais que se nos apresentam? Como actuar num novo cenário, onde as coisas que fazíamos tão bem necessitam de ser reaprendidas?

Como lutar sem deixar de respeitar os valores fundamentais? E como saber a medida exacta a ser tomada no momento certo?

O mais interessante é que justamente perante as situações adversas, muitos redescobrem o que têm de melhor - a ética, a amizade, a capacidade de gerar novas estratégias fundamentadas na experiência, no talento para promover alianças positivas, no espírito de liderança e na consciência da força que reside no verdadeiro trabalho em equipa. Tudo isto aflora quando as circunstâncias exigem, quando se sabe que existe um objectivo maior a ser alcançado!

Claro que não é fácil mudar os hábitos e costumes... assim como adaptar-se aos novos meios, ou usar recursos com os quais não ainda estamos familiarizados.

Todo o guerreiro sabe que o pessimismo e a insegurança apenas atrapalham.

Ainda que a ameaça possa vir de vários lados, com agilidade, força e determinação podemos alcançar o resultado.

A combinação de energia e inteligência, assim como o equilíbrio entre razão e a emoção são fundamentais para o sucesso.

É uma sensação extremamente agradável chegar ao fim duma etapa com a consciência do dever cumprido e dessa forma obter a consagração com o respeito de todos, o reconhecimento dos colegas e com a admiração das pessoas que amamos...

Ouvir o próprio nome com enorme satisfação! Aquela sensação de quem viu nos obstáculos a oportunidade de crescer. A satisfação de quem soube enfrentar as turbulências da vida e vencer! Felicidade de ser um vencedor que não abriu mão dos valores fundamentais.

O meu bem-haja a todos os "guerreiros", que demonstram que qualquer um poderá assumir essa responsabilidade e superar-se!

(Texto inspirado no vídeo motivacional "Gladiador", publicado por Sygenta).

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira