Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

2 de novembro, 2023

Actividades de Alavancagem

As pessoas bem-sucedidas concentram-se mais em actividades de alta alavancagem do que as outras. Entenda-se por actividades de alta alavancagem aquelas que criam um efeito cascata positivo e que poderão durar semanas, meses ou até anos. Por exemplo, criar um bom produto digital é uma forma de actividade de alta alavancagem. Requer muito trabalho no início, mas depois de concluído, poderá continuar a ser vendido por vários anos, sem grande trabalho adicional.

O efeito cascata desta actividade continuará por muito mais tempo (anos) do que o tempo necessário para construir o produto (semanas/meses). Outros exemplos de actividades de alta alavancagem são:

- Produção de conteúdo: um artigo de blog, um podcast ou vídeo do YouTube pode alcançar milhões de pessoas durante meses/anos após a sua criação.

- Desenvolver um software: ao desenvolver um software, irá ter um exército de robôs a trabalhar para si 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem parar.

- Networking: criar genuínas conexões, gerando anos de oportunidades e parcerias.

- Escrever livros: escrever um livro, pois as cópias continuarão a ser vendidas durante vários anos, mesmo depois de se ter concluído o trabalho árduo.

- Desenvolvimento de habilidades: investir 20 a 100 horas na aprendizagem de uma nova capacidade, o que permitirá adquirir competências para o resto da vida, acrescentando valor e obtendo rendimentos por isso.

- Investir: investir algum dinheiro hoje e continuar a receber os dividendos durante décadas.

Por outras palavras, as actividades de alta alavancagem proporcionam um ROI (retorno do investimento) muito maior sobre o tempo, do que a maioria das outras tarefas. Considerando que vivemos numa era de alavancagem, torna-se claro que um trabalhador alavancado pode superar a produção de um trabalhador não alavancado por uma diferença imensa.

Sendo assim, aqui fica uma pergunta que, regularmente, cada um deverá fazer a si mesmo: Quais as actividades que podem criar um efeito cascata positivo na minha vida/trabalho, podendo durar várias semanas, meses ou anos?

É importante reservar algum tempo para reflectira sobre este assunto, em concreto, sobre as actividades de alta alavancagem, na medida em que isso pode melhorar drasticamente a produtividade e os resultados na vida.

 

Bem hajam, e grandes resultados.

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira