Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

3 de fevereiro, 2023

Cinco factores‑chave para uma vida bem‑sucedida

O que é que precisamos de fazer para ter uma vida bem‑sucedida? Existem alguns factores‑chave que podem garantir isto, equilibrando um caminho certo.

1. Investir em si mesmo

A primeira tarefa a desenvolver é começar a investir na nossa vida. Começar por entender o  propósito da vida  e os objectivos que desejamos alcançar. Para alcançar uma vida bem‑sucedida, é preciso agir. Warren Buffett, um dos investidores mais bem‑sucedidos do século XX e início do século XXI, diz que o melhor investimento que as pessoas podem fazer é investir em si mesmas: “Um investimento substitui todos os outros: invista em si mesmo”. Buffett diz que o governo não pode tributar um investimento em si mesmo. É um investimento que não pode ser vencido pois valerá a pena a longo prazo. É claro que exigirá algum esforço, tempo e dinheiro. Com um pouco de coração, suor e disciplina, é possível angariar a energia necessária para melhorar a vida actual e preparar o terreno para uma vida bem‑sucedida. Seguem algumas ideias: ler livros e implementar o que aprendeu; fazer algumas certificações; tornar‑se um  eterno aprendiz; priorizar a auto‑educação; desligar a TV; tornar o seu feed de media social mais  interessante; tornar‑se mais curioso; encontrar um mentor ou tornar‑se um mentor; ler artigos online; inscrever‑se em seminários ou webinars; expandir a sua rede de contactos; passar tempo com a família e amigos; adoptar um animal de estimação; aprender a tocar um instrumento.

 

2. Cuidar‑se

Além de investir em si mesmo, é importante cuidar de si mesmo. Será bom, “afiar o machado” todos os dias e investir no autocuidado.Cuidar de si mesmo facilita a jornada diária, assim como a tarefa de alcançar bons resultados. Cuidar de si mesmo significa praticar exercício físico regularmente (20 a 30 minutos por dia), melhorar a dieta e fazer coisas prazerosas (refeições sau‑ dáveis e caseiras). Passar o tempo todo a trabalhar e não definir tempo para a diversão tornará a vida muito chata. Além disto, beber bastante água; dormir o suficiente; limitar a quantidade de álcool ingerido; esforçar‑se pela  excelência, não pela perfeição; descansar (é diferente de dormir muito); praticar a gratidão; arranjar tempo  para si mesmo; passar algum tempo sozinho; brincar com o seu animal de estimação.

 

 

Bem hajam.

 

(Continua na edição de 17 de Fevereiro)

 

 

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira