Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

17 de fevereiro, 2023

Cinco factores‑chave para uma vida bem‑sucedida

O que é que precisamos de fazer para ter uma vida bem‑sucedida? Existe alguns factores‑chave que podem garantir isto, equilibrando um caminho certo.

(Continuação do artigo publicado na edição de 03 de Fevereiro de 2023)

 

3. Construir bons hábitos

Os hábitos determinam onde iremos parar neste mundo. O que fazemos ou deixamos de fazer guiará a nossa vida. Por isso, é essencial construir bons hábitos e eliminar os maus. Bem vistas as coisas, os hábitos devem estar alinhados com os objectivos pessoais e com o que se pretende para o futuro. Por exemplo, se estamos a tentar economizar dinheiro para uma casa nova, não abdicando das saídas frequentes para almoçar e jantar fora, parece claro que não estamos no caminho certo. Além disso, se insistimos em participar em reuniões desnecessárias e fizermos tarefas inúteis no trabalho, não estaremos a trabalhar para alcançar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

Os hábitos devem alinhar‑se com os objectivos individuais para alcançar uma vida bem sucedida. Se assim não for, o desejo será apenas um desejo em vez de um objectivo concreto. Nesta linha, é importante certificarmo‑nos que as nossas acções respaldam as ideias e palavras. Pesquisas dizem que cerca de 40% das actividades diárias das pessoas são realizadas em piloto automático. Estamos a ir na direcção certa? É essencial olhar para os nossos hábitos e parar – já hoje com todos aqueles que se revelam tóxicos.

 

4. Desenvolver uma mentalidade de crescimento

É comum pensarmos positivamente sobre os desafios? Qual é a nossa perspectiva sobre a situação actual e futura? Temos uma visão optimista em relação às habilidades que possuímos?

 

Haverá desafios e contratempos na vida de qualquer um de nós. Por isso, é essencial desenvolver uma mentalidade de crescimento – priorizar as aprendizagens sobre o fracasso, não tendo medo de assumir riscos para superar as dificuldades inerentes à vida. Se não temos uma mentalidade adequada para lidar com os tempos árduos, facilmente voltamos à nossa zona de conforto e, por consequência, a uma vida sem grande significado. Quando desenvolvemos uma mentalidade de crescimento, olhamos para os fracassos como oportunidades de crescimento. Só os desafios nos poderão ajudar a melhorar a nós mesmos e à nossa visão da vida.

 

5. Cultivar relacionamentos

Um factor determinante para se alcançar uma vida bem‑sucedida está relacionada com o círculo íntimo. Se passamos demasiado tempo com amigos que não contribuem para o nosso bem‑estar, então é preciso encontrar novos amigos. Cerquemo‑nos de  pessoas que nos apoiem e encorajem. Cultivemos relacionamentos com pessoas que pensem positivamente, que tenham objectivos e interesses semelhantes aos nossos. A vida poderá ser difícil, mas será mais fácil se tivermos um grupo de apoio que nos ajude durante os tempos difíceis. Os relacionamentos devem apoiar‑nos e desafiar‑nos quando não estamos a viver de acordo com o nosso potencial. Por isso, é importante determinar quais os relacionamentos que precisamos manter e cortar, não nos sentindo culpados por “demitir um amigo” que não se alinhe com o que estamos a tentar realizar. Bem hajam.

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira