Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

30 de junho, 2022

Hábitos Chave para a auto-melhoria

Charles Duhigg, autor de “O Poder do Hábito”, definiu o termo "hábitos chave" como sendo os hábitos que se diferenciam dos hábitos comuns, pois provocam reacções em cadeia que ajudam outros bons hábitos a ocorrer.

Por outras palavras, seguir um “hábito chave” desencadeia um efeito de ondulação positivo que automaticamente leva a múltiplos comportamentos produtivos, sendo esta a ideia central.

Significa isto, que não necessita praticar dezenas de hábitos para melhorar a sua vida, o que acontece muitas vezes, ficando sobrecarregado com tudo o que “deveria” fazer de acordo com os especialistas.

Assim, basta seguir alguns “hábitos chave” e automaticamente terá um efeito “cascata” de benefícios positivos e produtivos.

 

Hábito Chave 1: Exercício

O exercício é um dos hábitos mais poderosos. As pesquisas mostram que exercício regular (cerca de três vezes por semana) leva a hábitos alimentares mais saudáveis, melhoria do sono, aumento do controle emocional, menos stresse, melhor estado de humor e aumento da produtividade no trabalho.

É por isso que o exercício é um hábito tão poderoso, que causa um enorme efeito progressivo ao longo de toda a sua vida:

Exercício → melhor sono → aumento de produtividade + melhor humor

Exercício → hábitos alimentares mais saudáveis → mais energia → aumento da produtividade

Exercício → menos stresse → melhor controle emocional + melhor humor

Este hábito fá-lo-á sentir-se mais energizado e motivado para perseguir os seus objectivos, menos stressado, despertando a confiança. E após o exercício sentirá os efeitos prolongados ao longo do dia e dos próximos dias.

Hábito Chave 2: Dormir

Muitas vezes ouvimos que para ter sucesso, temos que nos esforçarmos muito, inclusivamente abdicar do sono. Seria bom acabar com essa ideia. Se quer melhorar a sua vida, necessita precisa começar a priorizar o sono. É a base para um dia altamente produtivo.

As pesquisas mostram que será mais energizado, produtivo e com um melhor estado de humor depois de uma boa noite de sono, accionando automaticamente uma série de comportamentos produtivos.

Melhor sono → aumento da energia → aumento da produtividade

Melhor sono → melhor estado de humor → menos stresse

Um estudo relatou que, em média, as pessoas que dormem de 5 a 6 horas são 19% menos produtivas do que aquelas que dormem de 7 a 8 horas por noite. Pior ainda, aqueles que dormem menos de 5 horas por noite tendem a ser 29% menos produtivos.

Isso porque a falta de sono também desencadeia um efeito cascata — um efeito de ondulação negativo. As pesquisas mostram que a falta de sono leva à fadiga, “neblina cerebral”, desempenho cognitivo prejudicado e baixa força de vontade. Isto leva a comportamentos indesejados como procrastinação, falta de foco e irritabilidade.

Falta de sono → névoa cerebral → irritabilidade + falta de foco

Falta de sono → baixa força de vontade → procrastinação

Em suma, o sono é um dos hábitos mais poderosos. Quando faz disso uma prioridade, encontrará outros comportamentos produtivos e positivos fluindo mais facilmente. E quando o negligencia, pode desencadear uma série de comportamentos negativos que limitam a sua produtividade, desempenho e felicidade.

Na próxima edição, apresento-vos os outros dois hábitos chave.

Bem hajam.

 

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira