Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

5 de maio, 2023

História do Cavalo e do Porco

Havia um fazendeiro que “coleccionava” cavalos, faltando-lhe apenas uma raça para se sentir satisfeito. Certo dia, descobriu que o seu vizinho tinha a raça que pretendia e atazanou-o até conseguir comprá-lo.

Um mês depois, o cavalo adoeceu e ele viu-se obrigado a chamar o veterinário:

- Bem, o seu cavalo está com uma virose! É preciso tomar este medicamento durante três dias. Ao fim do terceiro dia, voltarei! E, caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo. O porco escutava toda a conversa.

No dia seguinte, deram o medicamento ao animal e foram embora. O porco aproximou-se do cavalo e disse:

- Força amigo! Levanta-te daí, senão serás sacrificado!!!

No segundo dia, deram novamente o medicamento ao cavalo e seguiram viagem. O porco aproximou-se do cavalo e voltou a dizer:

- Vamos lá amigo, levanta-te senão vais morrer!

- Vamos lá, eu ajudo-te a levantar... Upa! Um, dois, três.

No terceiro dia, após a toma da medicação, o veterinário disse:

- Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.

Quando foram embora, o porco aproximou-se do cavalo e disse:

- É agora ou nunca! Levanta-te depressa! Coragem! Upa! Upa! Isso! Óptimo! Vamos … um, dois, três! Agora, mais depressa, vá... Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!!! Tu consegues, Campeão!!!

Então, de repente, o dono chegou e viu o cavalo a correr no campo. Entusiasmado, gritou:

- Milagre!!! O cavalo melhorou. Isto merece uma festa... "Vamos fazer porco no espeto!"

Reflexão:

Todos concordamos com a importância de motivar os outros, alavancando-os aqui e ali, rumo a uma existência mais completa e satisfatória. É seguramente muito produtivo e gratificante observar o êxito daqueles a quem dedicamos o nosso tempo.

Não obstante, e apesar da nobreza dos gestos, da entrega e do altruísmo, é fundamental saber dosear ecologicamente os dias e as horas. Só o usufruto de um tempo individual de qualidade nos permitirá dispensar momentos de real valor aos outros. Só o encontro inicial consigo mesmo, com as virtudes e os defeitos, poderá proporcionar mais e melhores encontros.

Portanto, lembre-se de olhar para si. Primeiro, cuide-se e só depois se descentralize. Caso contrário, poderá terminar como o “porco no espeto”!

Bem hajam e bons equilíbrios.

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira