Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

28 de março, 2024

Nove coisas que as pessoas de sucesso fazem

Todos nós já nos perguntámos: Porque é que algumas pessoas atingem os seus objectivos e outras não? Os múltiplos estudos realizados afunilam na direcção de uma resposta: as pessoas bem-sucedidas atingem os seus objectivos não simplesmente por causa de quem são, mas pelo que fazem.

1 - Seja específico. Quando define um objectivo, seja o mais específico possível. “Perder cinco quilos” é um objectivo melhor que “perder peso”, pois dá-lhe uma ideia clara e precisa do que seria o sucesso. Saber exactamente o que quer conquistar mantém-no motivado até que lá chegue.

 2 - Aproveite o momento para se dedicar aos seus objectivos. Tendo em conta que a maioria de nós lida com muitos compromissos ao mesmo tempo, não é de surpreender que percamos, diariamente, hipóteses de fazer algo pelos nossos objectivos, apenas porque não os vemos. Para aproveitar o momento, decida antecipadamente quando e onde vai tomar a atitude que quer tomar. Novamente, seja o mais específico possível.

 3 - Saiba exactamente quanto é que ainda falta para lá chegar. Atingir qualquer objectivo também requer uma monitorização honesta e regular do seu progresso – não por outras pessoas, mas por si mesmo. Se não souber ao certo o que está a fazer, não poderá ajustar os seus comportamentos ou as suas estratégicas da maneira certa. Avalie a sua evolução com frequência – semanalmente, ou mesmo diariamente, dependendo da meta pretendida.

4 - Seja um optimista realista. Quando define um objectivo, comprometa-se a ter pensamentos positivos em relação à probabilidade de atingi-lo. Acreditar na sua habilidade para alcançar o sucesso ajuda-o tremendamente a criar e manter a sua motivação. Não importa o que faça, não subestime o quão difícil pode ser atingir o seu objectivo. Os objectivos que valem a pena requerem tempo, planeamento, esforço e persistência.

 5 - Foque-se em melhorar, ao invés de “em ser bom”. Acreditar que tem a habilidade para conquistar os seus objectivos é importante, mas acreditar que pode conquistar essa habilidade também é. Muitos de nós acreditam que a inteligência, personalidade e aptidões físicas são fixas – e não importa o que façamos, nunca iremos melhorar. Todavia, inúmeras pesquisas sugerem que todos os tipos de habilidades são profundamente maleáveis. Assimilar o facto de que se pode mudar, ajudá-lo-á a tomar melhores decisões e atingir o seu máximo potencial.

6 - Seja corajoso. A coragem é a força motriz que o levará a comprometer-se com objectivos a longo prazo e persistir diante das dificuldades. Para isso, será necessário esforço, planeamento, persistência e boas estratégias, pois é isto que garante o sucesso. Assimilar este conhecimento vai ajudá-lo a ver-se a si e ao objectivo com mais precisão, melhorando a sua coragem.

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 28 de março de 2024.

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira