Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

8 de julho, 2021

Pratique o Entusiasmo (Parte I)

Há muitos anos que vou defendendo esta "máxima", como uma daquelas que fazem a ngrande diferença!

A palavra Entusiasmo vem do grego e significa ter Deus dentro de si. Os gregos eram panteístas, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela possuída por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.

Se fosse entusiasmado por Ceres (Deusa da Agricultura) iria ser capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer desafios do quotidiano.

Era preciso, portanto, entusiasmar-se. Assim, o entusiasmo é diferente do optimismo. Optimismo significa acreditar que uma coisa vai correr bem, ou torcer para que dê certo. Muita gente confunde optimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer acontecer.

Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade. E a melhor maneira para se ser entusiasmado é agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo. É o Entusiasmo que traz o Sucesso! 

Conheci e conheço muitas pessoas quase todos os dias, que estão à espera de terem melhores as condições, esperam a vida melhorar, o sucesso chegar para que depois se possam entusiasmarem. Nesta condição, a verdade é que nunca se irão entusiasmar com nada. 

É o “Entusiasmo” que nos traz uma nova visão da vida. Estimado leitor, gostaria, pois, de lhe perguntar, como está o seu entusiasmo. Entusiasmo pelo seu país, pela sua empresa, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos, pelo sucesso de seus amigos?

Se é daqueles que acha impossível entusiasmar-se com as condições actuais, acredite jamais sairá dessa situação. É necessário acreditar em si, no seu potencial, na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de se superar, de transformar a realidade. 

Deixe de alimentar o negativismo, o cepticismo e a descrença e pratique o entusiasmado pela sua vida e principalmente entusiasmado consigo mesmo, como se continuasse a ser aquela criança de quatro ou cinco anos, curiosa e entusiasmada como tudo o que a rodeia.

Bem hajam e sejam entusiastas!

Miguel Ferreira

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira