Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

14 de julho, 2021

Pratique o Entusiasmo (Parte II)

• Comece o dia a cantar. A música é alimento do espírito. Cante qualquer coisa, mesmo que desafinado. Cantar ajuda a dilatar os pulmões e o corpo para tudo o que o dia tem para lhe oferecer. Se optar por não cantar, então prepare uma playlist de músicas que o inspirem pela manhã e entusiasmem para mais um dia.

• Ria‐se da vida, dos problemas, de si mesmo. Esta é seguramente a essência da felicidade, quando nos rimos de nós próprios. Ria das coisas boas que lhe acontecem, e especialmente das asneiras e peripécias que já causou. Ria abertamente para que todos se possam contagiar com a sua alegria.

• Aproveite e agradeça por todos os problemas. É nesses que vem a grande aprendizagem e o crescimento, para que possamos ser melhores seres humanos, e para que possamos evoluir. Por de trás de todas as frustrações estão as chaves da nossa evolução emocional, mental e física.

• Leia coisas positivas, bons livros, poesia, esta é a arte de aceitar a alma. Leia romances, leia a Bíblia, estórias de amor, ou qualquer coisa que faça reavivar os seus sentimentos mais íntimos, mais puros. A nossa frequência emocional é contagiante e ao estar bem‐humorado, as pessoas à sua volta também ficarão dando‐lhes também mais animo e força.

• Pratique algum desporto com regularidade diária ou de dois em dois dias. Dessa forma irá sentir-se bem‐disposto, mais animado, mais jovem e com mais vigor. Para além de que o “peso mental” da cabeça é aliviado com essa prática desportiva!

• Olhe para as suas obrigações com satisfação. Aprenda a colocar amor em tudo o que faz ou faça as coisas de outra maneira para goste de tudo das suas rotinas.

• Agende espaço na sua agenda para a resolução dos seus problemas e assuntos pendentes. Não deixe que se acumulem, resolva‐os logo.

• Exteriorize tudo! Fale, converse, explique, discuta. O que nos pode “matar” é o silêncio e o rancor. Esclareça logo que possível tudo o que for necessário. E também, diga o que sente em relação às pessoas que estima. Diga que as ama e que precisa delas, principalmente em família. Ensine os seus filhos pelo seu exemplo. O coração agradece. Amar é lindo!

• Cultive e trabalhe o seu interior. Aceite as suas emoções e aprenda o seu significado. Dê as boas‐vindas a todas elas, pois são sinais de acção.

• E não tente praticar estas dicas. Comece já agora!

• Sugestão para reflexão diária de entusiasmo: De manhã, pergunte‐se, o que hoje me vai entusiasmar? E deixe que a sua mente projecte tudo o que está previsto. Comece logo a viver como quer que sejam os seus compromissos. À noite, antes de dormir, pergunte‐se: o que é hoje me entusiasmou?

E agradeça internamente ou nas suas orações.

Bem hajam e sejam entusiastas!

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira