Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

21 de abril, 2022

Qualidade do seu sono

Estimados leitores, para além de passar talvez um terço da nossa vida a dormir, a qualidade do sono é seguramente um dos factores mais importantes para ter uma vida satisfatória e em pleno. É no período da noite que o nosso cérebro processa tudo o que experienciou durante o dia. Esta desfragmentação do nosso “disco rígido” ajuda a fortalecer o nosso sistema imunitário, a regularizar o metabolismo e a reparar as nossas células danificadas. Na verdade, não há aspecto nenhum da nossa performance pessoal, seja ao nível mental, emocional ou físico, que não seja influenciado pela qualidade do nosso sono. É por isso que um sono reparador eleva a qualidade do nosso dia, e por inerência, também a qualidade da nossa vida!

 

Aqui vos deixo algumas das principais dicas para um sono capaz de o embalar nos sonhos mais harmoniosos e de nos transportar para um novo dia, cheio de energia!

 

1) Comece por preparar a sua noite, logo no início do dia! Apanhe um pouco de luz solar no início da manhã, para libertar as hormonas responsáveis por regular o seu relógio interno.

 

2) Durante o dia, evite a cafeína a partir das 16 horas e planeie um jantar ligeiro, evitando grandes refeições pelo menos 2 horas antes de ir dormir.

 

3) Discipline-se e planeie o seu horário de ir dormir para poucas horas depois de escurecer lá fora, para manter o seu relógio interno devidamente regulado.

 

4) Pelo menos uma hora antes de ir para a cama, evite fazer exercício físico excessivo, e diminua ou desligue as luzes azuis que são emitidas pelas telas e ecrãs. Estas luzes inibem a produção de melatonina, a hormona que nos ajuda a adormecer rápido e bem.

 

5) Evite aceder ao email profissional, desligue todas as notificações relacionadas com trabalho, e faça o mesmo com as redes sociais. É uma tentação ver só mais um vídeo, fazer só mais um scrool e, num instante, puff, o tempo passa e não só não fomos dormir à hora desejada, como também ficámos ainda mais despertos!

 

6) Ao aproximar-se a hora de ir para a cama, diminua a luz ambiente do espaço onde se encontra.

 

7) Já no seu quarto, garanta uma temperatura ambiente adequada, a rondar os 20º centígrados. Escureça o seu quarto e minimize todos os ruídos.

 

8) Ao deitar-se, acalme a sua mente e deixe de lado toda a negatividade e os desafios do dia. Faça uma breve reflexão sobre o seu dia, e experimente ler um pouco, talvez até escrever num diário. Pode ainda fazer exercícios de meditação e de relaxamento.

 

9) Antes de adormecer em conversa mental, decida “como quer dormir” e como quer despertar amanhã para um novo dia. Antecipe positivamente o futuro próximo. Construa as suas afirmações positivas antes de dormir, e integre-as na sua rotina nocturna.

 

10) De manhã, quando o seu despertador tocar, evite a tentação do snooze para ficar só mais uns minutinhos na cama, e levante-se imediatamente, pronto e desejoso para o novo dia!

 

É recomendado que escolha 1 ou 2 destas novas rotinas de cada vez. Experimente combinações diferentes até encontrar um padrão que o ajude a maximizar o seu bem-estar e o seu desempenho ao longo dos seus dias. Encontre o seu próprio ritual!

 

“O Homem é do tamanho do seu sonho.” Fernando Pessoa

 

Bem hajam, e bons sonhos.

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira