Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

21 de setembro, 2023

Tem potencial para ser líder?

O significado concreto da palavra liderança vai além da função ou espírito de chefia. No best seller “O Monge e o Executivo”, o autor James C. Hunte refere que liderança “é a habilidade de influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente, com vista a atingir os objectivos identificados como um bem comum”. Partindo desta perspectiva, em que a liderança é vista como uma habilidade, surge uma questão simples:

 

É possível aprender tal capacidade ou já nascemos com ela?

 

À luz da Programação Neurolinguística (PNL), a resposta para esta questão passa pela congruência, auto-liderança e inspiração: aspectos cruciais para que a liderança se desenvolva e efectivem. Mais do que coordenar planos e estratégias, o líder tem de ser motivador, sendo capaz de, através do exemplo, transformar os resultados e, consequentemente, inspirar os outros a seguir-lhe os passos. Nesta demanda de aperfeiçoamento são essenciais também outros aspectos e características complementares: ousadia, coragem, disciplina e determinação.

 

Leia o artigo completo na edição de 22 de stembro de 2023.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira