Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

20 de janeiro, 2023

Truque de Produtividade

Existe um ritual matinal de três minutos e que seguramente fará uma enorme diferença na nossa vida. De manhã, depois de acordar, faça a si mesmo a pergunta? Qual é a única coisa com a qual estou comprometido hoje?

Esta pergunta é importante porquê? Especialmente porque ajuda a encontrar a razão que nos irá motivar e impulsionar a sermos produtivos:

Simplifica a minha vida.  Como a simplicidade gera produtividade, não nos sobrecarrega com escolhas desnecessárias.

Encoraja‑nos a pensar estrategicamente sobre a vida (um dia de cada vez). Há uma ordem específica para as coisas/ acontecimentos que o cérebro considera mais atraente.

Mantém‑nos focados nos objetivos, em vez de nos distrair com elementos supérfluos. As distrações são inimigas da produtividade.

Força‑nos a priorizar  o que é relevante. Ser produtivo requer um foco permanente no que se revela essencial em cada momento.

É uma promessa pessoal, uma espécie de contrato que cada um assina consigo mesmo, no sentido de se manter responsável pelas escolhas que faz.

Como se pode incorporar esta questão na vida diária?

Anotá‑la.  Numa grande folha de papel é importante escrever a pergunta (em letras grandes e em negrito ‑ quanto maior, melhor).

Pendurá‑la no quarto ou na parede da casa de banho. O recurso ao caderno ou ao diário também é uma opção válida, mas a exposição na parede é muito rápida e fácil de observar.

Fazer a pergunta em voz alta. Esta tarefa pode ser feita enquanto se veste ou escova os dentes. O importante é ler a pergunta, formulando‑a em voz alta para reforçar a sua importância.

• Dar uma resposta no local. Responder a si mesmo em voz alta é uma excelente estratégia para evitar procrastinação. Para um maior impacto, é importante anotá‑la.

Como é que esta pergunta pode melhorar a produtividade e ter um impacto positivo na vida de cada um?

Treinar o cérebro para desenvolver a concentração no que é mais importante, não desperdiçando tempo e recurso em coisas triviais, irrelevantes ou distrativas. Para ser produtivo, o foco é a habilidade número um que deve ser exponenciada.

Desenvolver o senso de propósito, sobretudo, quando se está focado nos compromissos pessoais. Tal, dá significado à vida, ajuda a entender o valor de cada um, no que respeita à contribuição e melhoria da qualidade de vida diária.

Economizar tempo  quando se sabe de antemão qual o trabalho que é preciso realizar. Desta forma, evita‑se perder horas a avaliar as várias possibilidades/ prioridades ao longo do dia, o que pode ser exaustivo.

Ajudar o cérebro a ter um desempenho otimizado só acontece quando se está comprometido com apenas UMA coisa. Ao atuar deste modo, o cérebro fica livre de pensamentos desordenados, o que se traduz em mais espaço para a concentração no objetivo principal do momento. Bem hajam!

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira