Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Prazeres

20 de janeiro, 2023

Movimento Fátima - Fátima: da dualidade à singularidade

Fátima é em si própria uma dualidade entre as pessoas que aqui constroem as suas vidas e as pessoas que nos visitam enquanto um dos mais reconhecidos santuários marianos do mundo.

Ditam os tempos que por todo o país as pequenas aldeias e cidades do Interior vão sendo abandonadas pelos mais jovens que procuram as metrópoles. Se é certo que essa tendência se verifica, mais certo é que Fátima a contraria registando um aumento populacional de 13,9% desde 2011 (quando a Região Centro registou -4,3% - Censos 2021). O que se justifica na medida em que Fátima beneficia da sua centralidade geográfica, sendo próxima da capital e do litoral, numa constante dicotomia entre a natureza e a ruralidade, por um lado, e a cidade e a agitação, por outro.

Também o investimento e preocupação de uma sociedade com dinamismo institucional, associativo e empresarial muito têm contribuído para que nos tornemos atractivos para residentes e para captação de negócio. Por outro lado, a nossa freguesia recebe cada vez mais milhares de visitantes anualmente o que exige dotá-la de ferramentas e infra estruturas que permitam fomentar, e não bloquear, esse crescimento. É a relevância especial e ímpar da nossa freguesia que a torna, justamente, uma freguesia singular e distinta de todas as outras em todo o país.

O Movimento Fátima entende que a freguesia de Fátima deve elevar-se e autonomizar-se administrativamente paraque passe a contar com órgãos autárquicos próprios e focados a servir Fátima. É com este objectivo que nos próximos tempos iremos expor as razões que nos movem através de rubrica mensal neste Jornal, convidando todos a reflectir e a pensar na evolução administrativa da nossa freguesia, nas mudanças e consequências que essa autonomia – a efectivar-se – nos trará. Como certamente alguns se recordam, a nossa freguesia esteve já muito perto de alcançar a sua independência no ano de 2003. Nessa vez, os fatimenses viram aprovada a sua vontade de autonomização na Assembleia da República. Pois bem, se já nesse ano se considerava estarem preenchidos todos os pressupostos para atingirmos aquele fim, certo é que passados vinte anos só podemos concluir que a nossa freguesia mantém, ou supera, o mesmo potencial de outrora.

 

Últimas Opiniões de Miguel Prazeres