Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Rita Oliveira

18 de novembro, 2022

25 de Novembro: Uma data a não esquecer

No próximo dia 25 de Novembro, assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Desde 1999, o dia é reservado à reflexão e consciencialização de todas as formas de violência que assombram as mulheres. Simultaneamente, há quem debata a sua necessidade e duvide da importância da data.

 

Comecemos pela infância. É chocante saber que, em 2021, num país desenvolvido e europeu, tenham sido diagnosticados 141 casos de mutilação genital feminina nos hospitais e centros de saúde portugueses. A primeira menção histórica à mutilação genital remonta a 25 a.C.; volvidos milhares de anos, actualmente continua iminente uma prática cultural que fere, castra e oprime a liberdade e a sexualidade das crianças vítimas na sua vida adulta.

 

E na fase adulta? Segundo dados do Governo, até ao terceiro trimestre deste ano (Setembro), já morreram 21 vítimas de violência doméstica - 20 mulheres e uma criança. Em 2021, no total, morreram 23. Em comparação com o período homólogo, já morreram, à mão dos seus agressores, mais mulheres este ano do que no ano anterior. Acrescento: até ao final do ano passado, Ourém era o concelho do Médio Tejo com mais casos de violência doméstica.

 

Vejamos: em cinco minutos, com uma breve pesquisa de dados, desmonta-se uma parcela de realidade das múltiplas formas de agressão vividas por meninas e mulheres em Portugal e pelo mundo fora. A dimensão do fenómeno expande-se - casamento infantil, tráfico humano, assédio sexual, violação, prostituição, entre outros -, e acompanha desde a infância até à morte, muitas vezes determinada por terceiros.

 

Haverá quem ache que é uma data simbólica e insignificante. Seremos assim tão egoístas? A nossa própria realidade não define realidades alheias e a violência é capaz de se mascarar em lugares, pessoas e moldes que, de tão nefastos, são impossíveis de imaginar. Enquanto a violência existir, é necessário persistir: pode haver apenas uma única vítima, mas é quanto basta para continuar esta luta.

 

Últimas Opiniões de Rita Oliveira