Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Sara Catarina Silva

10 de maio, 2021

Impacto da COVID-19 na Saúde Mental

 

No dia 2 de Março de 2020, a Ministra da Saúde anunciou os primeiros dois casos de COVID-19 no nosso país e a 11 de Março de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia. A partir daí, a nossa vida nunca mais foi a mesma.

Toda esta nova realidade nos obrigou a confinamento e distanciamento físico. O medo de contágio tornou-se evidente, da perda, da morte.

A sala de aula deu lugar à telescola, o teletrabalho foi privilegiado, sendo que muitos negócios não resistiram e fecharam portas. A máscara e álcool gel passaram a ser adereços do dia a dia e o futuro, um tanto incerto.

A verdade é que a necessidade de medidas de isolamento, juntamente com o medo inerente à doença e todos os desfechos que esta pode ter, para o próprio e para os seus mais queridos, é fonte de stress psicológico significativo. E, se por um lado poderá agravar doença psiquiátrica de base, poderá ser suficiente para reunir condições adversas e propicias a uma depressão ou distúrbio da ansiedade.

Os estudos já revelam isso mesmo, baseando-se em efeitos de pandemias anteriores e dados actuais, reforçando sempre que mais dados obviamente serão necessários para se concluir informação o mais válida e fidedigna possível. No entanto, a minha percepção em consulta, enquanto médica interna de Medicina Geral e Familiar, é que cada vez mais pessoas nos chegam a necessitar de ajuda e intervenção na área da saúde mental e as queixas são semelhantes, a história repete-se e começa sempre com o mesmo discurso: “Desde que a pandemia começou…”. Ora porque estão isolados, ora porque estão sobrecarregados com trabalho e crianças ou idosos a cargo, ora porque não têm apoio e não conseguem abstrair-se com outras actividades que antes faziam parte da vida diária, ora porque os medos são uma constante. O “sufoco”. A dor no peito. A tristeza. A “pouca” vontade…

O término do discurso também é muito semelhante entre doentes, com um: “Oh Dra, eu não sei porque me sinto assim. Mas a verdade é que sinto e preciso de ajuda.”. E esta iniciativa de pedir ajuda é extremamente importante. Devemos, sempre, pedir ajuda se acharmos que não estamos bem, seja a nível físico, como mental. Devemos, ainda, numa tentativa de ultrapassar as adversidades inerentes à pandemia, evitar a desinformação. Em vez disso, procurá-la em sites fidedignos como o site da Direcção Geral de Saúde (DGS)e da Organização Mundial de Saúde; falar com amigos, familiares e pessoas próximas, mesmo que através das tecnologias; respeitar as regras impostas pela DGS; não usar o tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções e reconhecer as próprias capacidades para lidar com o stress. Podemos e devemos recordar estratégias que usamos noutras alturas de stress e que foram eficazes e colocá-las em prática. Aconselho manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico, meditação e exercícios de relaxamento, manter rotinas de sono e, se possível, fazer uma actividade que nos dê prazer.

Mesmo assim, por vezes ou muitas vezes, a prioridade parece ser sobreviver ao “caos” quando tudo parece estar do avesso e por isso a mensagem final será de que estaremos sempre ao dispor enquanto Médicos de Família para vos ajudar em situações de doença ou desajuste.

A partir de Março de 2020, a nossa vida nunca mais foi a mesma. Acredito que nunca mais será. Mas acredito também que há sempre um melhor a retirar de cada situação, por mais dura que seja!

Últimas Opiniões de Sara Catarina Silva