Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Sara Catarina Silva

10 de setembro, 2021

Vacinação Contra a COVID-19 – Dos 12 aos 15 anos

Relativamente a este tema, ainda muitas dúvidas existem, no entanto, e como é sempre feito na Medicina, devemos orientar a melhor prática, e à luz do melhor conhecimento actual. Assim, no dia 30 de Julho de 2021, a Direcção Geral de Saúde (DGS) emitiu o seu primeiro parecer, de forma cautelosa, de que Portugal só iria vacinar, os jovens dos 12 aos 15 anos, com doenças de risco para a covid-19.

 

Como tema ainda controverso, muitos médicos, especialistas de diversas áreas mostraram-se contra a vacinação desta faixa etária, pelos seguintes argumentos: manifestações ligeiras da doença ou assintomáticos na maioria das vezes e prováveis efeitos secundários (em estudo), ainda que muito raros e ligeiros de miocardite ou pericardite. Não consideram que os riscos superem os benefícios. Por outro lado, outros especialistas consideram a vacina importante, uma vez que esta população é necessária para atingir a imunidade de grupo, diminuindo não apenas o risco de contágio, mas também o de possível doença grave em caso de infecção. Destacam ainda o risco de os mais jovens servirem como fonte de difusão de novas e mais perigosas variantes.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem insistido que a vacinação de crianças e jovens não é uma prioridade, face à limitação da vacinação no mundo e por defender que o controlo da pandemia passa pelo controlo desta, em todos os países, e não apenas nos mais desenvolvidos. Já o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (Centers For Disease Control and Prevention - CDC) dos Estados Unidos da América é, por sua vez, mais assertivo relativamente a este tema e defende claramente a vacinação dos menores acima de 12 anos.

 

A DGS rapidamente alterou as normas e passou à recomendação universal da vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos de idade, sem necessidade de indicação médica, uma vez que com o avanço da vacinação de milhões de adolescentes desta faixa etária ao redor do mundo, foi possível verificar que casos de miocardite e pericardite são extremamente raros e que o benefício supera o risco, de forma clara neste processo. Pelo que no presente, devemos seguir as recomendações nacionais, cautelosas e ponderadas, perante o conhecimento actual.

 

Sabemos algumas coisas. Mas muitas desconhecemos. E é com este princípio que devemos continuar, em busca de mais conhecimento, mas cientes que hoje este é o melhor caminho e a melhor prática clínica.

 

Últimas Opiniões de Sara Catarina Silva