Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Ano Missionário encerrou em Fátima

Ano Missionário encerrou em Fátima

Religião - 21 de novembro, 2019
A chuva e o frio não afastaram os milhares de peregrinos que acorreram ao Santuário de Fátima para o encerramento do Ano Missionário, que teve lugar no domingo, 20 de Outubro. A consagração das dioceses portuguesas ao Sagrado Coração de Jesus foi um dos pontos altos da iniciativa.

O Encerramento do Ano Missionário coincidiu com a Peregrinação Missionária Nacional e com a Peregrinação Nacional do Apostolado da Oração, que encerrou assim as comemorações dos 175 anos do movimento, atualmente designado de Rede Mundial da Oração do Papa.

Na homilia da eucaristia, o cardeal patriarca D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reconheceu que “a geografia da missão é hoje especial e complexa”.

Por outro lado, alertou que “o desafio cultural da missão é hoje grande, exigindo‑nos mais capacidade de escuta e mais disponibilidade dialogante”, salientando que “por vezes o ‘sair de casa’, em sentido missionário, pode significar virar a esquina e entrar num mundo bem diferente ali ao lado”.

D. Manuel Clemente referiu também que “a missão não parte de nós, nem a conseguiríamos sozinhos. Parte de Deus Pai (…)”, salientando que “oração e missão andam essencialmente a par, brotando a segunda da primeira”.

"Quando há 175 anos o Padre Gautrelet iniciou o Apostolado da Oração, fê‑lo com um pequeno grupo em França. Estávamos a meio daquele grande século missionário, onde mais evangelizadores partiram da Europa para o mundo inteiro. E terá sido também o Apostolado da Oração o movimento que mais se espalhou pelas nossas paróquias portuguesas, garantindo a vida da fé em tempos particularmente difíceis para a própria sobrevivência das comunidades cristãs”, recordou, lembrando o apelo de Nossa Senhora aos Pastorinhos: “Rezar, rezar muito, e anunciar a misericórdia divina pelo Coração Imaculado de Maria, foi o que os Pastorinhos ouviram e cumpri‑ ram. Seja este agora o renovado apelo que levamos daqui.”

A estatísticas do Santuário sublinham a concelebração por 202 sacerdotes 38 bispos 2 cardeais.

Mais Notícias Religião