Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião D. António Marto escreve mensagem para o novo ano pastoral

D. António Marto escreve mensagem para o novo ano pastoral

Religião - 15 de setembro, 2021
Com o início oficial do ano pastoral marcado para o primeiro domingo de Outubro, 3 de Outubro, o cardeal D. António Marto escreveu uma mensagem pastoral. O documento enquadra-se no segundo ano do triénio subordinado ao tema “Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos”, no qual e dada uma especial atenção ao sacramento central da vida cristã, e aponta para a XVI Assembleia-Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que abre em Roma no dia 10 de Outubro e nas dioceses de todo o mundo a 17 de Outubro.

A mensagem, também disponível em vídeo e áudio, apresenta três temas principais: o da apresentação de algumas propostas para o novo ano pastoral, o Sínodo dos Bispos e o Dia da Igreja Diocesana.

 

Na primeira parte, D. António Marto recomenda, “de modo particular, a prática da leitura orante (lectio divina) da Palavra de Deus para cada domingo e a audição do respetivo podcast, publicados semanalmente, e a utilização das catequeses do Papa Francisco sobre a Eucaristia, enriquecidas com textos da Palavra de Deus”.

 

A segunda parte é dedicada à XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. Para além de referências à sinodalidade como elemento constitutivo da Igreja, é explicado que o Papa deseja “que toda a Igreja seja desde já envolvida no caminho sinodal, pois, segundo as suas palavras, «o caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio»”. D. António Marto aponta duas datas muito importantes a curto prazo no caminho sinodal que se realiza até Outubro de 2023: 10 de Outubro, abertura do Sínodo, pelo Papa, no Vaticano, e 17 de Outubro, na Sé de Leiria, o encontro e celebração de abertura do Sínodo na diocese .

 

Finalmente, na terceira parte da mensagem D. António Marto informa que, este ano não haverá a habitual celebração comum no dia da Igreja diocesana. A celebração será feita a nível paroquial, pelo que o Bispo diocesano confia “aos pastores, especialmente aos párocos, o zelo pastoral para aproveitar as indicações do departamento diocesano de Liturgia”.

 

Fotografia de D. António Marto: imagem extraída da mensagem em vídeo / Diocese de Leiria-Fátima 

Mais Notícias Religião