Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Fátima foi ontem o epicentro de um momento internacional de oração pela paz no mundo

Fátima foi ontem o epicentro de um momento internacional de oração pela paz no mundo

Religião - 19 de outubro, 2022
Mais de 500 pessoas rezaram ontem, ao fim da tarde, na Capelinha das Aparições, o Terço com as crianças pela Paz, iniciativa internacional da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (Fundação AIS) que teve no Santuário de Fátima um dos momentos mais significativos.

A oração foi presidida pelo cardeal D. António Marto e contou com a presença da directora do secretariado português da Ajuda à Igreja que Sofre e de crianças do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, de Leiria.

 

D. António Marto Marto lembrou, logo nos primeiros instantes, que se estava ali, no Altar do Mundo, em união com “todas as crianças dos cinco continentes, que rezam para confiar à Mãe do Céu os povos onde existem a guerra, a violência, e a miséria”, destacando o povo da Ucrânia.

 

Entre as centenas de pessoas que acorreram à Capelinha das Aparições e que rezaram o Terço com a Fundação AIS, estiveram várias famílias ucranianas, exibindo bandeiras do seu país, e algumas crianças desta comunidade participaram mesmo na oração de um dos mistérios, rezando na sua língua natal.

Após a oração do Terço – que foi transmitido em directo pela Rádio Renascença, TV e Rádio Canção Nova, Rádio Maria, e ainda pelas redes sociais, nomeadamente o Facebook, através da Fundação AIS e Agência Ecclesia – as crianças ofereceram uma rosa branca a Nossa Senhora.

No final, D. António Marto sublinhou, em declarações à Fundação AIS, a importância da realização deste momento de oração com as crianças, por se cumprir a vontade expressa em Fátima por Nossa Senhora aos três pastorinhos, destacando ainda o facto de se ter rezado com a Ucrânia no pensamento: “Em primeiro lugar, estamos a corresponder a um pedido de Nossa Senhora para rezar o Terço pela Paz neste momento em que o mundo tanta precisa”, disse o prelado. “Em segundo lugar, queremos confiar a Nossa Senhora todos os povos, em particular o povo ucraniano que sofre a guerra, a violência e a miséria. Confiar aqueles que morreram já na guerra, aqueles que ficaram despojados de tudo, crianças que ficaram sem pais, famílias que tiveram de fugir, de deixar as suas casas ou de ficar sem casa.” 

 

“É a solidariedade na oração, mas que nos convida à solidariedade na acção por estes povos, partilhando daquilo que eles precisam”, concluiu.

 

"Se o Santuário de Fátima foi o epicentro desta grande jornada de oração - Um milhão de crianças rezam o Terço pela paz -, organizada pela Fundação AIS a nível internacional, pode dizer-se que um pouco por todo o mundo se rezou pela paz", refere a Fundação AIS em comunicado enviado às redacções esta manhã, adiantando que "apesar de serem ainda dados provisórios" foram contabilizados "eventos em 134 países, com a participação de pelo menos 824 mil pessoas, na sua maioria crianças e jovens".

 

Créditos da Foto: Fundação AIS

Mais Notícias Religião