Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Faleceu a Ir. Maria José

Faleceu a Ir. Maria José

Religião - 26 de dezembro, 2022
Antiga directora da Casa do Bom samaritano

A Irmã Maria José Lima, antiga directora da Casa do Bom Samaritano, morreu no sábado, 24 de Dezembro, aos 84 anos, em Fátima, vítima de doença prolongada.

Nascida a 07 de Agosto de 1938, na Ilha de São Miguel, Açores, Maria José da Costa Lima abraçou a vida religiosa aos 19 anos. Primeiro, na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias e, a partir de 1981, nas Irmãs Franciscanas da Divina Providência, tendo passado a maioria dos anos – cerca de 40 -  a dirigir a Casa do Bom Samaritano.  Mas exerceu outros cargos, entre eles o de superiora geral da instituição. Foi também formadora e grande entusiasta da expansão missionária da congregação, nomeadamente no Brasil e em Timor. 

Esta segunda-feira, 26 de Dezembro, às 15h, será celebrada uma missa de acção de graças e sufrágio na Casa do Bom Samaritano, em Fátima. Será aberta a toda a população.

Além de religiosa, a Irmã Maria José era enfermeira. Em vida, pediu que o seu corpo fosse doado à ciência. "Era um desejo muito grande", refere a superiora geral da congregação, Irmã Maria Helena Ferreira, que acrescenta ainda: "A Irmã Maria José era uma mulher visionária. Quis doar o seu corpo para estudo e avanço da medicina", o que revela que "esta sua capacidade de servir e ser útil aos outros vai para além da sua morte”.

Mais Notícias Religião