Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Milhares de peregrinos participaram nas celebrações

Milhares de peregrinos participaram nas celebrações

Religião - 20 de maio, 2022

O Santuário de Fátima acolheu, nos dias 12 e 13 de Maio, a primeira grande peregrinação do ano, que voltou a contar com a presença de milhares de fiéis. Visivelmente satisfeito, o reitor da instituição reconheceu que “as restrições impostas pela situação de pandemia muito limitaram” a vida do Santuário nos últimos dois anos. “Em Maio de 2020 não tivemos peregrinos”, exemplificou o padre Carlos Cabecinhas, sublinhando que “num século de história foi a primeira vez” que tal aconteceu. “Mas também a celebração do passado ano teve enormes limitações”, acrescentou. Mas deixou claro que a queda das restrições “não significa uma menor responsabilidade”. “Continuamos a sugerir, por exemplo, aos peregrinos o uso de máscara, sobretudo nos lugares de maior aglomeração de pessoas”, disse, reforçando: “Já não existe uma obrigação do uso de máscara, mas a máscara não está proibida, o que significa que, sobretudo, nos lugares de maior aglomeração nós não deixaremos de continuar a sugerir a utilização de máscara como medida preventiva”.

 

Presença crescente de grupos organizados

 

Entre os peregrinos que assistiram às cerimónias, destaque também para o número de grupos organizados. Até ao dia 12 de Maio, fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário 119 grupos: 62 de Portugal; 4 da Alemanha; 2 da Áustria; 4 do Brasil; 2 de Cabo Verde; 1 do Canadá; 1 da Croácia; 1 de el Salvador; 1 da Eslováquia; 4 da Espanha, 6 dos EUA; 1 das Filipinas; 4 da França; 2 de Gibraltar; 2 da Irlanda; 12 de Itália; 1 da Letónia; 1 de malta; 2 dos México; 2 da Polónia; 1 da República Dominicana; 1 da Suíça e 1 do Vietname. 

 

De acordo com o padre Carlos Cabecinhas, a partir de Março o Santuário tem vindo a assistir à presença crescente de grupos organizados, que praticamente tinham desaparecido nos últimos dois anos. “Dioceses, paróquias, movimentos e congregações religiosas têm vindo a retomar progressivamente as suas peregrinações a Fátima. Vemos também regressar os grupos de peregrinos estrangeiros, tão pouco presentes nos últimos dois anos e, em alguns momentos, totalmente ausentes de Fátima”, afirmou.

 

Leia a notícia na íntegra na edição impressa de 20 de Maio de 2022.

Assine o Notícias de Fátima

Mais Notícias Religião