Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Partiu a Irmã Maria José Lima

Partiu a Irmã Maria José Lima

Religião - 6 de janeiro, 2023

Faleceu nas vésperas de Natal, em Fátima, a Irmã Maria José Lima. A antiga directora da Casa do Bom Samaritano tinha 84 anos. Morreu a 24 de Dezembro, vítima de doença prolongada. Nascida a 07 de Agosto de 1938, na Ilha de São Miguel, Açores, Maria José da Costa Lima abraçou a vida religiosa aos 19 anos. Primeiro, na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias e, a partir de 1981, nas Irmãs Franciscanas da Divina Providência.

Figura incontornável na área da acção social e caritativa, a Irmã Maria José desempenhou as funções de directora da Casa do Bom Samaritano durante várias décadas, mas exerceu outros cargos dentro da congregação, entre eles o de superiora geral. Foi também formadora e grande entusiasta da expansão missionária das Irmãs Franciscanas da Divina Providência, nomeadamente no Brasil e em Timor.

A Irmã Maria José Lima, que era também enfermeira, quis que o seu corpo fosse doado à ciência, desejo que as Irmãs Franciscanas da Divina Providência fizeram questão de cumprir.  “Era um desejo muito grande”, refere a superiora geral da congregação, Irmã Maria Helena Ferreira. Segundo as suas palavras, a Irmã Maria José era “uma mulher visionária”, cuja “capacidade de servir e ser útil aos outros vai para além da sua morte”. 

Município aprova voto de pesar

O executivo municipal de Ourém aprovou, no dia 02 de Dezembro, um voto de pesar pelo falecimento da Irmã Maria José Lima, que faleceu a 24 de Dezembro de 2022, aos 84 anos, vítima de doença prolongada, depois de uma vida de devoção inteiramente dedicada a quem dela mais precisou.

Conhecedor da sua obra e do seu legado, o Município de Ourém prestou-lhe tributo em vida, quando, em 2017, agraciou a Irmã Maria José Lima com a Medalha de Mérito Municipal. Pelo seu contributo inestimável no âmbito da educação e da acção social e pelo muito que contribuiu para o desenvolvimento social deste nosso Concelho, o Município de Ourém rende agora homenagem póstuma a Maria José Rodrigues da Costa Lima, expressando um voto de pesar pelo seu falecimento e manifestando as mais sentidas condolências à família, aos amigos e às instituições servidas ao longo de uma vida incondicionalmente dedicada ao amor pelo próximo, lê-se no voto de pesar apresentado pelo presidente Luís Miguel Albuquerque e aprovado por unanimidade.

Mais Notícias Religião