Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Jacinto Luís expõe no Consolata Museu

Jacinto Luís expõe no Consolata Museu

Sociedade - 5 de dezembro, 2019
O Consolata Museu ‑ Arte Sacra e Etnologia tem patente ao público, até 5 de Janeiro, a exposição “Sem Título”, do pintor fatimense Jacinto Luís. A inauguração contou com a presença do artista, que deliciou o público com a sua história de vida. Natural da Maxieira, Jacinto Luís saiu da sua aldeia aos 19 anos e partiu a salto para França. O artista compara a sua viagem à dos imigrantes e refugiados que tentam chegar hoje em dia à Europa.

“Saímos da Maxieira quatro, fomos até Castelo Branco. Lá, meteram‑nos num camião, como fazem agora com os imigrantes, e quando chegámos à fronteira francesa éramos 80”, recorda o artista, que dormiu a primeira noite no bairro de lata de Champigny, nos arredores de Paris, e depois foi viver para casa de familiares. Jacinto Luís começou a desenhar e a pintar em França, incentivado por um colega de trabalho.

 

“Eu trabalhava numa casa, a fazer rebuçados, e havia lá um lisboeta muito famoso que me dizia: ‘Tu não fiques aqui, vai para Paris, nem que seja lavar pratos. E foi o que eu fiz”, recorda o artista, que iniciou a sua carreira nessa altura. Dono de uma obra ímpar e internacionalmente reconhecida, Jacinto Luís sente‑se diminuto em relação a outros artistas.

 

Leia mais na edição impressa de 06 de Dezembro de 2019

 

 

Mais Notícias Sociedade