Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Educação É de pequenino que se aprende música, no Conservatório de Fátima

É de pequenino que se aprende música, no Conservatório de Fátima

Educação - 28 de novembro, 2019
A iniciativa é do Conservatório de Música e Artes do Centro de Fátima - Ourém, que propõe aulas de iniciação à música para crianças a partir dos seis anos de idade. A instituição pretende "contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso da criança e promover o desenvolvimento musical ao nível da percepção auditiva, criatividade, memória, capacidade de concentração, expressividade e do sentido estético-musical e artístico".

As crianças têm idades a partir dos 6 anos e, com a professora Ivone Carvalho, começam a viagem de aprendizagem musical. Encontram-se às terças ou sábados de manhã, no Conservatório de Fátima, e rapidamente se deixam levar pelos sons e ritmos propostos pela professora. Aqui as crianças são levadas até ao universo de melodias e ritmos que as estimulam.

Através de atividades de exploração musical, que envolvem a escuta e o canto, a criança constrói a sua identidade e enriquece o seu repertório e vocabulário musical.  Aprende a identificar e a criar, com base nos diversos aspetos que caracterizam os sons.

Nestas sessões importa enriquecer o património musical da criança, mas também incutir a importância do saber estar em silêncio para escutar.

Nas aulas em grupo, promove-se também o prazer de aprender e tocar música em grupo, contribuindo assim para a sociabilidade da criança.

Estas aulas incluem três disciplinas: Iniciação à Música, Atelier musical de orquestra Orff em pequenos grupos, em que tocam instrumentos de percussão e aula individual de instrumento.

O Curso de Iniciação é lecionado por professores especializados na área. As aulas de Iniciação e de atelier tem regularidade semanal, com uma duração de 45 minutos cada. As aulas de instrumento (individual) tem regularidade semanal, com uma duração de 30 minutos cada com um professor especializado no instrumento escolhido pela criança.

Mais informações em www.cmac.pt

Mais Notícias Educação