Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Educação Iniciativa visou assinalar o Dia da Floresta Autóctone Alunos do CEF plantam mais de 300 árvores

Iniciativa visou assinalar o Dia da Floresta Autóctone Alunos do CEF plantam mais de 300 árvores

Educação - 30 de novembro, 2023
No passado dia 23 de Novembro, uma centena de alunos do Centro de Estudos de Fátima (CEF) deram continuidade ao projecto DAC “UPlant” iniciado no ano lectivo anterior. Tendo o propósito de reflorestar Ourém, quatro turmas do ensino secundário regular e profissional deram a sua manhã à causa e plantaram mais de trezentas árvores em Casal Pinheiro, freguesia da Freixianda, um dos locais mais fustigados pelos incêndios no nosso Concelho, nos últimos anos.

Esta iniciativa ocorreu em celebração do Dia da Floresta Autóctone, um conceito estudado nas disciplinas de Biologia e Geologia e Geografia. As florestas endémicas exercem um papel importante na regulação e melhoria do clima, bem como no sequestro de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução do efeito de estufa. Com isto em mente, foi com entusiasmo que todos os alunos plantaram azinheiras e pinheiros, demonstrando o seu compromisso ambiental e destacando o valor das árvores nativas na preservação da biodiversidade.

            A Câmara Municipal de Ourém foi essencial em toda a iniciativa, visto que acompanhou todo o processo ao sugerir um terreno do concelho e ao contribuir com o conhecimento técnico para a concretização de uma iniciativa como esta. O trabalho desenvolvido pelos alunos do CEF ao longo do ano lectivo passado (que incluiu a venda de bolos), permitiu arrecadar o valor monetário necessário para a aquisição de algumas árvores, tendo outras sido doadas por pessoas sensíveis a esta iniciativa.

 

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 30 de Novembro de 2023.

 

https://www.noticiasdefatima.pt/como-colaborar

 

 

 

Mais Notícias Educação