Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Educação Intercâmbio junta alunos de Ourém e Ourém do Pará

Intercâmbio junta alunos de Ourém e Ourém do Pará

Educação - 11 de abril, 2024
Ourém recebeu uma comitiva, composta por cinco alunos, três professores e um elemento da Prefeitura de Ourém do Pará, no Brasil, de 24 de Março a 01 de Abril, ao abrigo do projecto “Eu no Mundo AMOURÉM”, desenvolvido pela Assembleia Municipal de Ourém (AMO).

Esta iniciativa que teve início há cerca de 3 anos com a realização de encontros virtuais entre os alunos das duas cidades congéneres, “tem constituído uma riquíssima oportunidade para a troca de conhecimento e colaboração mútua. Ambos os países partilham laços históricos profundos, o que torna esta parceria ainda mais significativa e promissora”, refere João Moura, presidente da AMO e mentor deste projecto.

“Quando visitei pela primeira vez Ourém do Pará, em 2018, deixei a promessa àqueles meninos de que um dia os iria trazer à minha terra. Fico muito feliz pela concretização desse objectivo”, acrescenta.

Esta colaboração é também motivada pela forte devoção desta comunidade a Nossa Senhora de Fátima, que inclusivamente alterou o nome de uma vila para o nome “Fátima”.

Ao longo de uma semana, alunos e professores tiveram a oportunidade de contactar com a realidade portuguesa e de difundir uma mensagem muito importante sobre a preservação do “pulmão do Mundo”, a Amazónia, de onde são oriundos (Belém do Pará vai receber no próximo ano a COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 12 de abril de 2024.

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

 

Mais Notícias Educação