Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Lazer Consolata Museu inaugura exposição de ovos artísticos

Consolata Museu inaugura exposição de ovos artísticos

Lazer - 5 de março, 2020

No dia 07 de Março, pelas 16h, inaugurará no Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, a exposição temporária "Ovos artísticos - gravados e pintados" da artista libanesa a residir em Fátima Elysabeth Zena Haddoub.

Meia centena de ovos de avestruz, galinha, peru e ganso, estarão expostos até ao dia 3 de Maio, representando temas religiosos, mas também do folclore libanês, sueco e português através das técnicas de pintura e gravação.

A residir actualmente em Portugal, Elysabeth Zena Haddoub escolheu a cidade de Fátima para viver. É professora de Belas Artes e foi atraída, no período da Páscoa, pela técnica de gravação de ovos durante a guerra civil do seu país, em 1987.

Começou a desenvolver algumas miniaturas de ícones religiosos pintados sobre cascas de ovos de galinha, peru, ganso e avestruz, representando diferentes imagens a partir do Novo Testamento. Aos poucos foi introduzindo novos elementos para além dos religiosos, como temas do folclore sueco e português.

Realizou a primeira exposição no Líbano e esta é sua terceira exposição realizada em Portugal.

Em 2002, expôs na Suécia, a convite do Ministério da Educação para a abertura do Ano Internacional Cultural, atribuído àquele país nesse ano.

A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 17, até ao fim do mês de Março. A partir de Abril, estará aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Mais Notícias Lazer