Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Duarte da Graça

19 de fevereiro, 2020

Assimetrias geradoras de insegurança

A assimetria, enquanto desequilíbrio, é identificada pela diferença entre o potencial e o real, em que o indivíduo não consegue satisfazer as suas necessidades (Galtung, 1969, p. 168). Existem algumas áreas em Portugal potencialmente geradoras de desequilíbrios que podem afectar a segurança.

 

Representatividade – O número de partidos políticos registados em Portugal quase que duplicou desde 2010, o que, a par com o aumento do número de partidos políticos com assento na Assembleia da República (AR), tende a favorecer a pluralidade partidária e, consequentemente, a discussão de ideias. Em sentido contrário, assiste-se a um afastamento dos eleitores das eleições mais relevantes a nível nacional. Não obstante a pluralidade de partidos na AR, em que alguns têm trazido à discussão posições mais polarizadas, assiste-se ao afastamento dos eleitores, em que o discurso pode exacerbar visões extremistas, num contexto e face ao sentimento de falta de representatividade.

 

Centralização do Estado – A distribuição regional dos serviços do Estado está essencialmente concentrada nas áreas metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP). As empresas localizadas na AML representam a maioria das vendas totais à Administração Central. A justiça, através dos tribunais, está cada vez mais concentrada nos principais centros urbanos, passando, em 2014, a haver 0,4 Tribunais Judiciais por 100 mil habitantes, quando anteriormente, em 2013, o valor era de 3,1 por 100 mil habitantes. O Estado, enquanto agente económico, concentra a sua actividade nas áreas metropolitanas, em especial na AML, o que tem vindo a ser reforçado, nomeadamente na justiça, com a concentração nos principais centros urbanos. Em sentido contrário desta tendência, foi criado o Ministério da Coesão Territorial, para “formular, conduzir, executar e avaliar as políticas de coesão territorial, (…) de desenvolvimento regional e de valorização do interior, tendo em vista a redução das desigualdades territoriais e o desenvolvimento equilibrado do território, atendendo às especificidades das áreas do país com baixa densidade populacional e aos territórios transfronteiriços.”.

 

Divergência de rendimentos – Portugal apresenta um PIB per capita acima da média na AML e, ultimamente de forma mais consistente, no Algarve. A disparidade na remuneração base média mensal, entre homens e mulheres, tem vindo a diminuir. Contudo, a décalage é tão significativa, comparativamente ao homem, que é equivalente a afirmar “todo o trabalho anual realizado pela mulher a partir do início do mês de Novembro não é remunerado”. Esta realidade é ainda mais relevante quando a mulher ainda é a principal cuidadora do núcleo familiar. No rendimento assiste-se a duas assimetrias, com inerente injustiça social: regional e de género.

Últimas Opiniões de Duarte da Graça