Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Guillaume Ribeiro

17 de março, 2023

Movimento Fátima: Fátima, terra de fé e de oportunidades

Quando se invoca a cidade Fátima numa conversa, a primeira imagem que ocorre à maioria dos portugueses é a do Santuário de Fátima. Será possível mudar esta referência? Não. Será possível tirar proveito do facto de ser uma cidade já no coração dos portugueses e torná-la ainda melhor? Sim. Pese embora Fátima ser uma cidade dedicada à devoção e, consequentemente, focada no turismo religioso, existe potencial que, lamentavelmente, se encontra por explorar: a localização e a qualidade de vida.

Localizada no centro de Portugal, entre as duas maiores cidades do país, Fátima prima pelos seus rápidos acessos aos dois maiores pólos de negócio em Portugal e pela qualidade de vida que a cidade oferece. Desta feita, verifica-se que a cidade tem um potencial enorme para tirar proveito de dois importantes fenómenos que têm tido lugar no nosso País. 

O primeiro é o êxodo urbano das grandes cidades para os meios mais pequenos, motivado pelo aumento exponencial dos preços da habitação nas grandes cidades e pela adopção do regime híbrido de trabalho (e até remoto), levando ao regresso a casa dos jovens licenciados.

O segundo trata-se da fixação em Portugal dos serviços partilhados de empresas multinacionais, primordialmente tecnológicas. Ora, tratam-se de oportunidades para aumentar o circuito económico da nossa cidade.

Com boa gestão, planeamento e ambição, podemos elevar Fátima a outro nível, um que não torne a cidade dependente do turismo religioso. Podemos olhar para o futuro e construir oportunidades: atrair não só as grandes empresas, mas também os jovens. Se por um lado podemos tornar Fátima um pólo atractivo para que grandes empresas queiram instalar-se por cá, por outro, temos todas as condições para atrair os jovens que se encontram em início de vida, de carreira, de família. Podemos e devemos tirar partido da nossa localização geográfica, dos nossos acessos, dos nossos serviços e das nossas escolas.

Se Fátima é sinónimo de fé, porque não acreditar que pode ser ainda melhor?

Últimas Opiniões de Guillaume Ribeiro