Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

9 de outubro, 2020

Covid-19, o estigma!

Todos nós estamos preocupados com amigos e familiares que vivem, visitam ou contactam com áreas ou pessoas que podem estar afectados pelo vírus. O medo e a ansiedade podem levar ao estigma social (como aconteceu no início com os chineses) ou a pessoas em quarentena.


O estigma refere-se à descriminação em relação a grupos de pessoas, um lugar ou uma nação. Está associado à falta de conhecimento sobre o modo de transmissão do vírus, à necessidade de atribuir culpa, ao medo da doença, da possível morte e aos boatos e mitos disseminados.


O estigma provoca sofrimento, aumentando o medo ou a raiva em relação a pessoas comuns, em vez de haver um foco na doença que está a causar o problema.


Todos nós podemos combater o estigma e ajudar outras pessoas, dando-lhes suporte social. O combate ao estigma pode ser feito através da aprendizagem e da partilha de factos sobre a covid-19.


Afinal todos nós podemos contrair o vírus, todos nós podemos sofrer e, de certeza, todos nós precisamos dos outros e do seu apoio.


Sendo profissional de saúde, tenho os meus medos, ainda mais estando num local de doença, e onde o contágio pode ser maior. Estigma? Porquê?… desiluda-se quem pensa o contrário, porque todos precisamos uns dos outros.

Últimas Opiniões de Helena Barroso