Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

22 de maio, 2020

Animais de estimação em tempos de COVID-19

Os animais de estimação fazem parte da nossa família, sendo que em tempos de pandemia também eles nos preocupam. De acordo com os estudos científicos, a transmissão do coronavírus faz‑se de humanos para humanos através de secreções e gotículas.

 

Até agora não há qualquer evidência científica consistente que cães, gatos ou outros animais de companhia possam ser transmissores de doença para os humanos. De qualquer forma temos de estar atentos e ter precauções.

 

Os animais de apartamento, especialmente os cães, têm maior necessidade de ir ao exterior, devendo fazer passeios curtos com os seus donos (tutores) e manter a distância de outros humanos, evitando aglomerações.

 

Ao regressar a casa, os seus donos devem lavar/desinfectar as mãos e higienizar as patas do animal. Caso esteja contaminado, o seu animal não deve estar em contacto consigo.

 

Se esteve, pode tomar um banho para possível descontaminação do seu pêlo e com o seu shampoo habitual.

 

Nesta fase pandémica e se o seu animal precisar, o veterinário mantém a sua actividade para as situações consideradas urgentes.

 

Não abandone o seu animal de estimação, ele é o seu melhor e mais fiel amigo, sendo a sua companhia, que melhora a sua ansiedade e muitas vezes evita a depressão.

Últimas Opiniões de Helena Barroso