Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

2 de julho, 2020

Apoio à Família (Cuidadores): Cuidados à boca

Quando alguém se encontra doente, é normal que a sua boca fique seca, saborrosa e com gosto desagradável, como se sentisse suja. Se não se cuidar, poderão aparecer problemas que podem dificultar a alimentação, tornando-a dolorosa. Para além disso, pode também dificultar a toma da medicação.
Assim, é importante verificar todos os dias se a língua está seca e suja; há endurecimento e gretas; há manchas brancas (comuns nas infecções por fungos).
Deixo-lhe sugestões para manter a boca sã:
Manter uma boa higiene oral lavando os dentes e enxaguando a boca três vezes por dia; fazer bochechos três/quatro vezes por dia com produto adequado; entre limpezas poderá comer ou chupar pedaços de laranja para manter a boca fresca e diluirá a saliva espessa; as próteses dentárias devem ser lavadas três vezes ao dia e, se a boca tiver feridas e estiver dorida, só colocar a prótese antes das refeições. Durante a noite deve ficar com desinfectante apropriado; Se tiver a sensação de boca seca deve-se tentar “forçar” dar líquidos, como água, sumos de fruta ácida, chupar cubos de gelo, comprimidos de vitamina C, pastilhas ou rebuçados de fruta ácida, hidratar os lábios com creme de cacau, glicerina ou batom hidratante (vaselina não). Evitar bebidas alcoólicas ou tabaco e limpar as secreções do nariz para que fique liberto evitando assim respirar pela boca. Pode ainda ser dada saliva artificial; quanto à dieta, deve ser líquida, cremosa e moderadamente fria.

Últimas Opiniões de Helena Barroso