Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

24 de setembro, 2020

Apoio à Família (cuidadores): Falta de ar

Os problemas respiratórios são muito comuns em muitas doenças, nomeadamente em alguns cancros em fase avançada. Existem várias maneiras de garantir que o doente se sinta melhor.
Deixo algumas sugestões para aumentar o conforto do doente: Sente-se ao seu lado, dê-lhe a sua mão e faça-o sentir acompanhado; Areje a habitação, dirigindo o ar para o seu peito e para a sua face (leque ou ventoinha); Desaperte a roupa junto ao peito e ao pescoço do doente; Refresque o seu rosto com uma toalha húmida; Mantê-lo em posição sentada ou semi-sentada; Dar-lhe instruções para respirar de forma calma e relaxada, profunda e lentamente, inspirando pelo nariz e expirando lentamente pela boca; Fazer as suas actividades de forma repartida de modo que conserve mais a sua energia; Consulta a equipa dos profissionais de saúde para poder reavaliar a medicação.
A falta de ar é uma das situações que envolve mais ansiedade não só por parte dos doentes como dos cuidadores, sendo que o manter-se junto a quem sofre e manter a sua calma, é fundamental.

Últimas Opiniões de Helena Barroso