Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

5 de janeiro, 2023

Colesterol “bom”

O colesterol é uma substância presente no nosso organismo e essencial para a formação das células, metabolização das vitaminas, produção de hormonas e diversas funções vitais.

Apesar de ser uma substância muito útil, quando em excesso pode depositar-se nas paredes dos vasos sanguíneos, o que é designado de aterosclerose e é um grande factor de risco para doenças cardiovasculares, tal como o AVC e o Enfarte Agudo do Miocardio.

O colesterol HDL, também conhecido como colesterol bom, ajudando a eliminar as gorduras, protege o coração dos danos que o colesterol LDL (colesterol “mau”) provoca.

Este artigo é para vos dar alguns conselhos de como aumentar este colesterol: 

- Faça exercício físico diário, 20 a 30 minutos, 3 a 5 vezes por semana (pode ser uma caminhada);

- Caso tenha em excesso é benéfico perder peso;

- Se fuma deve parar este hábito;

- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, podendo beber moderadamente;

- Consuma gorduras saudáveis: azeite, frutos secos, peixe rico em ómega 3 (salmão, atum e sardinha), sementes de girassol, abacate;

- Consuma mais fibras: farelo de aveia, legumes, frutas e verduras;

- Evite hidratos de carbono em excesso: doces, refrigerantes, massas, pão. Dê preferência ao pão mais escuro, cereais e massas integrais, sumos naturais e chocolate preto. As frutas de cor mais avermelhada ou arroxeada são as melhores: amoras, uvas, mirtilos, morangos, cerejas.

Cuide de si!

 

Últimas Opiniões de Helena Barroso