Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

18 de fevereiro, 2020

Contracepção—Sistema Intra-uterino (SIU)

Este é um método de contracepção de longa duração (SIU de três e cinco anos) com a forma de um T pequeno, maleável e flexível, que pode ser retirado em qualquer altura, se a mulher assim o decidir.

É colocado no interior do útero, através da vagina, pelo médico de família ou ginecologista.

Estando colocado no útero a mulher pode usar tampões, não se sente nem incomoda.

Tem uma eficácia de 99% e pode ser utilizado por:

- Todas as mulheres que pretendam um método eficaz;

- Se está a amamentar;

- Se tem menstruações abundantes e/ou prolongadas;

- Se toma medicamentos que podem interferir com outros métodos contraceptivos;

- Se tem alguma doença que contra-indique o uso de contracepção hormonal combinada (com estrogénios);

Não se trata de um método abortivo porque impede a fecundação (fusão do esperma com o óvulo).

Como o seu funcionamento é contínuo, frequentemente, a mulher tem alteração do seu padrão menstrual regular, em que podem não menstruar ou menstruar menos, sem quer isso seja prejudicial ao organismo.

A sua colocação é simples, demorando apenas alguns minutos e pode ser feita pelo seu médico de família (os que têm formação para isso) ou pelo seu ginecologista, podendo de imediato fazer a sua vida normal.

Podem existir efeitos secundários, embora transitórios e sem gravidade, e que podem ser: perda de sangue irregular (às vezes depois da sua colocação e diminuem com o tempo), ficar sem menstruação, dor ligeira, quistos nos ovários (que depois desaparecem).

Importante é dizer que este método não protege das doenças sexualmente transmissíveis (só o preservativo o faz) e que depois de ser retirado a mulher retoma a sua fertilidade. A mulher pode ainda fazer desporto (excepto nas primeiras 24h de o colocar).

Proteja-se com consciência!

Últimas Opiniões de Helena Barroso