Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

3 de março, 2023

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica O risco e a prevenção

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ( D P O C ) é uma doença comum , prevenivel e tratável, caracterizada por sintomas respiratórios persistentes e limitação do fluxo aéreo resultante das alterações das vias aéreas e estruturas pulmonares.

Atualmente é a 3ª causa de morte no mundo, estando muitas vezes associada a outras doenças, nomeadamente do foro cardiovascular.

É uma doença, principalmente, relacionada com o tabagismo com grande impacto individual e na sociedade como um todo. Embora a doença se torne clinicamente aparente por volta dos 40 aos 50 anos, as suas origens podem começar muito cedo na vida. A função pulmonar pode ser comprometida durante o desenvolvimento pulmonar no útero em caso de mães fumadoras, por infeções respiratórias na infância, poluição do ar e, ainda, fatores dietéticos.

Embora a doença se possa manter estável durante algum tempo, vai progredindo para estádios cada vez mais graves e associa‑se a outras complicações: exacerbações ou crises, maior suscetibilidade a infeções respira‑ tórias, insuficiência respiratória, incapacidade para o trabalho e vida pessoal ativa e ainda, morte prematura.

Uma vez que esta doença está intimamente relacionada com o tabagismo, a melhor forma de prevenção é nunca fumar ou deixar de o fazer o mais rapidamente possível. As lesões causadas nos pulmões por esta doença não regridem, mas a cessação do consumo de tabaco previne a perda acelerada da função respiratória. Uma boa notícia é que a DPOC é pouco frequente em não fumadores e em pessoas que não são fumadores passivos. Outra estratégia importante é que, caso a profissão obrigue a exposição a poeiras, fumos e agentes químicos, use sempre mascara de proteção.

Prevenir é importante!

Últimas Opiniões de Helena Barroso