Notícias de Fátima
Religião Lazer Sociedade Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima
PUB

Helena Barroso

19 de November, 2020

Em tempos de Covid: Está em isolamento. E agora?

Se está em isolamento deve permanecer em casa, não se dirigir ao trabalho, à escola ou a espaços públicos. Fique numa divisão própria e evite contacto com outros espaços comuns. Não partilhe pratos, copos, outros utensílios de cozinha, lençóis ou outros objectos pessoais.

Se se cruzar com algum familiar que seja de máscara e cumpra as recomendações de lavar as mãos. Vá vigiando os sintomas e coloque os seus resíduos em saco próprio.
Para cuidar de si, nomeadamente deixar alimentos e outros objectos, deve ser uma única pessoa que, após o contacto com a pessoa em isolamento, deve lavar as mãos com água e sabão ou uma solução à base de álcool. Desinfecte, com frequência torneiras, interruptores e maçanetas das portas, especialmente se a pessoa doente usar espaços comuns.
Só deve frequentar a habitação quem coabitar ou outra pessoa só se for urgente, pois de preferência os contactos devem ser feitos por telefone.
Relembro que a pessoa pode transmitir a sua infecção cerca de um a dois dias antes do aparecimento dos sintomas mas a pessoa é mais infecciosa durante o período sintomático, mesmo que os sintomas sejam leves e muito inespecíficos.
Estima-se que o período infeccioso dure de sete a 12 dias em casos moderados e até duas semanas, em média, em caso graves.
Tempos difíceis para todos… cuide-se!

Últimas Opiniões de Helena Barroso