Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

19 de novembro, 2020

Em tempos de Covid: Está em isolamento. E agora?

Se está em isolamento deve permanecer em casa, não se dirigir ao trabalho, à escola ou a espaços públicos. Fique numa divisão própria e evite contacto com outros espaços comuns. Não partilhe pratos, copos, outros utensílios de cozinha, lençóis ou outros objectos pessoais.

Se se cruzar com algum familiar que seja de máscara e cumpra as recomendações de lavar as mãos. Vá vigiando os sintomas e coloque os seus resíduos em saco próprio.
Para cuidar de si, nomeadamente deixar alimentos e outros objectos, deve ser uma única pessoa que, após o contacto com a pessoa em isolamento, deve lavar as mãos com água e sabão ou uma solução à base de álcool. Desinfecte, com frequência torneiras, interruptores e maçanetas das portas, especialmente se a pessoa doente usar espaços comuns.
Só deve frequentar a habitação quem coabitar ou outra pessoa só se for urgente, pois de preferência os contactos devem ser feitos por telefone.
Relembro que a pessoa pode transmitir a sua infecção cerca de um a dois dias antes do aparecimento dos sintomas mas a pessoa é mais infecciosa durante o período sintomático, mesmo que os sintomas sejam leves e muito inespecíficos.
Estima-se que o período infeccioso dure de sete a 12 dias em casos moderados e até duas semanas, em média, em caso graves.
Tempos difíceis para todos… cuide-se!

Últimas Opiniões de Helena Barroso