Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

3 de dezembro, 2020

Envelhecer...

Com o aumento do número de pessoas idosas o importante é que estes tenham anos com a melhor qualidade de vida e bem‑estar possíveis, boa saúde, uma vida activa, não só no funcionamento físico como na sua participação social.

 

Se cada um de nós tiver uma atitude pró‑activa no seu próprio processo de envelhecimento, que na verdade começa quando nascemos, também construímos uma sociedade melhor. Os idosos, com o seu trabalho informal e não remunerado, prestam aos outros serviços bem importantes. Aqui saliento o papel dos avós no ajudar a criar e mimar os netos, a ajuda com familiares dependentes, o voluntariado que muitos prestam e… tão importante, a transmissão de conhecimentos e valores entre as gerações que permite uma sociedade mais coesa, mais solidária e mais bem preparada para o futuro.

 

Bem sei que o património genético é fundamental, mas o nosso comportamento e a nossa responsabilidade individual é fundamental no nosso envelhecer. Todos devemos estar cientes desta fase da nossa vida, procurando manter‑nos
activamente comprometidos com ela, tentando sempre retirar o máximo prazer, qualidade e vitalidade. De alguém que também se sente a envelhecer…

Últimas Opiniões de Helena Barroso