Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

18 de outubro, 2019

Gripe… A importância de se vacinar!

A gripe é uma infecção víral respiratória aguda, altamente contagiosa e que afecta pessoas de todas as faixas etárias. Embora cure espontaneamente, esta doença pode dar complicações graves, principalmente nos grupos de risco.

É mais comum no Outono e Inverno quando as temperaturas baixam e as pessoas tendem a estar mais tempo em ambientes fechados o que favorece a sua transmissão. Por isso, é importante que entenda a importância de se vacinar, principalmente aqueles que têm doenças crónicas.

O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infectada, expelidas sobretudo através da tosse e espirros, mas também por contacto directo com partes do corpo ou superfícies contaminadas (por exemplo através das mãos). Não é verdade que a vacina tenha efeitos secundários como muitos pensam, desde que estejam bem quando a fazem. Ela previne contra os tipos mais graves da doença, auxiliando o nosso corpo a produzir os anticorpos necessários.

A Direcção Geral Saúde (DGS) revela que as vacinas já estão disponíveis e, pela primeira vez, tetravalentes funcionando para quatro tipos de vírus, tendo uma maior abrangência. A vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças definidas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros. 

A DGS recomenda que a vacina seja administrada, preferencialmente, no final do mês de Outubro e durante o mês de Novembro. Previna ­se!

Últimas Opiniões de Helena Barroso