Notícias de Fátima
Religião Lazer Sociedade Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima
PUB

Helena Barroso

10 de September, 2020

O Apoio à Família (Cuidadores): Irregularidades intestinais

Se o doente tiver diarreia, deve: incentivar a beber líquidos como chá, água simples ou com soluções de hidratação; evitar o leite e os derivados; evitar frutas frescas e vegetais; pedir apoio dos profissionais de saúde.
A obstipação (prisão de ventre) é um problema muito frequente nos doentes em fase avançada de doença, em que as fezes ficam duras e difíceis de eliminar. Está relacionado com a alimentação, a falta de actividade física ou consequência da toma de alguns medicamentos. É muito importante tratar este problema porque pode causar perda de apetite, dor abdominal, náuseas e vómitos.
Deixo-vos algumas sugestões: aumentar o consumo de líquidos (água morna de manhã, chás, gelatina, sopas, sumos de fruta fresca); evitar chá preto, chocolate, arroz, bananas; dieta rica em fibras – cereais, pão mistura, amêndoas, grão, frutos secos, legumes em sopas, frutas com casca como por exemplo maçã, também ameixas e kiwis; ter atenção á privacidade, pudor, intimidade, sendo por vezes importante adaptar o wc; disponibilidade do cuidador para fazer massagem abdominal; minimizar a imobilidade – mudanças de posição, exercício, caminhar um pouco.
É importante que evacue todos os dias, sendo que nunca deve estar mais de três dias sem o fazer. Pode ser necessário tomar um laxante que o profissional de saúde aconselhe.

Últimas Opiniões de Helena Barroso