Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

7 de outubro, 2022

O poder do sorriso

No seculo XlX Darwin publicou os primeiros estudos científicos acerca da expressão facial. Ele desenvolveu a ideia que o sorriso é uma expressão que faz parte do ser humano e que teria um papel importante na adaptação e evolução da nossa espécie ao longo de todos os tempos.

 

Com um sorriso manifestamos felicidade mas se nos queremos sentir felizes temos de sorrir. Foi esta teoria que Paul Ekman (psicólogo do seculo XX) defendeu. Alguns investigadores ingleses descobriram que um sorriso gera o mesmo nível de estimulação cerebral que várias tabletes de chocolate. Todos sabemos e sentimos que o sorrir para o outro facilita o relacionamento interpessoal e, no trabalho, a colaboração e a boa energia.

 

Por outro lado, grandes quantidades de sorrisos tornam‑nos mais saudáveis e ajudam a reduzir a produção de hormonas que causam o stress, aumentando o nível de hormonas que melhoram o humor e reduzem a pressão arterial.

 

O sorriso cria conexões, transmite paz e gera sentimentos positivos. Como um dia ouvi alguém dizer: quem sorri vive mais, é o florir por dentro e brilhar por fora e é gratuito!

 

Se é mais reservado e tem dificuldade em sorrir com mais frequência, aqui deixo algumas “dicas”:

• Pratique o sorriso nem que seja sorrindo para si perante um espelho;

• Valorize o lado bom da vida, sorriso e positividade caminham lado a lado;

• Lembre‑se de algo positivo na sua vida e que o fez sorrir para que se lembre de o fazer.

 

No dia Mundial do Sorriso (7/10/22) tenha presente o poder do sorriso como lema de vida.

Sorria!

Últimas Opiniões de Helena Barroso