Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

2 de novembro, 2023

O que define a cor dos nossos olhos?

A cor dos nossos olhos é única e deve-se à combinação de genes específicos dos nossos pais.

A cor depende da quantidade e distribuição na íris de um pigmento castanho (melanina) que é o mesmo que dá cor à pele.  É esta proteína que é responsável por absorver os raios ultravioleta do sol e de proteger as células dos tecidos contra os danos nocivos dessa radiação. Assim, a cor é determinada pela quantidade dessa proteína e ainda pela forma como a luz interage com outras substâncias presentes nos olhos. Na maioria dos casos, pessoas com mais melanina têm olhos mais escuros e as com menos melanina, olhos mais claros.

A maioria dos bebés nasce com olhos azuis ou acinzentados se a pele for clara. Os de pele morena nascem com olhos castanhos ou cinzentos. Após o nascimento, a luz começa a estimular a produção de melanina e a alterar, aos poucos, a cor inicial dos olhos do bebé.

O castanho é a cor mais comum no mundo, em 70% a 80% da população. O azul é a segunda cor mais comum, 8% a 10% da população. Os de olhos cinzentos são os que têm pouquíssima melanina na íris, representando 3% da população. Os olhos verdes são os mais raros, 2% a 8% da população e não se devem apenas à quantidade de melanina no olho, mas também à forma como a luz sofre dispersão ao encontrar a íris, sendo mais comum no norte da Europa e em pessoas ruivas.

Olhos cor de mel ou âmbar ocorrem em 5% da população mundial, sendo causada pelo pigmento lipocromo, que é amarelado. Esta cor de olhos é mais comum no reino animal principalmente em cães, felinos, peixes e pássaros.

Qual a cor dos seus olhos?

O que importa é que sejam saudáveis e cuidados.

Últimas Opiniões de Helena Barroso