Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

17 de março, 2023

O Sono – Porquê tão importante para a saúde?

Os problemas com o sono é uma das grandes epidemias do nosso século e da sociedade actual. A evidência científica mostra que a privação do sono está relacionada com acidentes de viação, com a maior probabilidade de ter um acidente vascular cerebral, a obesidade e as doenças cardiovasculares.

Temos de estar despertos e uma maior consciencialização social para a qualidade e os bons hábitos de sono.

O sono é um processo biológico natural do organismo, essencial à reparação e manutenção do equilíbrio bio‐psicosocial do ser humano. É, em primeiro lugar, um comportamento. Tem duas fases principais que se alternam: o sono mais lento/não REM e o sono com actividade cerebral mais rápida/REM. Ele tem um papel fundamental para a recuperação da energia para o dia seguinte, para o equilíbrio metabólico e o desempenho físico e mental.

Cada vez com mais frequência e na tentativa de respondermos e nos adaptarmos às exigências de um mundo em constante mudança, optamos pelo sacrifício do nosso tempo de sono sem estarmos verdadeiramente alertados para as contrapartidas sociais, humanas e económicas de tais decisões. Estilos de vida exigentes, stress, postos de trabalho com expedientes longos, trabalho por turnos, exigências familiares, sociais e os acessos aos meios de comunicação constituem as principais causas de privação do sono.

O sono tem um papel crítico na promoção da saúde. Pesquisas realizadas na última década documentam que o distúrbio do sono tem uma influência muito importante no risco de doenças infecciosas, na ocorrência e progressão de várias doenças importantes como as cardiovasculares e a depressão.

Dormir menos de seis horas por noite pode contribuir para a diminuição da capacidade de concentração e desempenho cognitivo.

E quantas horas devemos dormir? Varia com cada um de nós, mas em geral, é recomendado 14 a 17h no recém nascido, até 7h em pessoas com mais de 65 anos sendo que, adultos saudáveis, devem dormir 7‐8h por dia.

Mas existem casos de adultos que necessitam de 10h e outros que ficam bem com 6h por dia.

A melhor forma de sabermos o número de horas que devemos dormir é observar o nosso comportamento perante as horas de sono que tivemos.

Dormir muito ou dormir bem? O importante é dormir bem. Devemos dormir o número de horas que precisamos e em horários regulares, no escuro e passar o dia com luz. Dormir com qualidade de forma continua e profunda.

Durma bem!

Últimas Opiniões de Helena Barroso