Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

9 de setembro, 2022

Prevenção do Suicídio

Amanhã, 10 de Setembro, é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O suicídio é a morte de alguém como resultado de um acto intencional para pôr termo à sua própria vida. Está, muitas vezes, associado à vontade de terminar com o sofrimento ou com a dor que a pessoa está a sentir.

 

Na nossa vida todos experimentamos sofrimento emocional de maneiras diferentes, muitas vezes sem o darmos a entender aos outros. Reconhecer os sinais de alarme é uma oportunidade para poder oferecer ajuda. Estes são, geralmente, perceptíveis e uma oportunidade a que devemos estar atentos. Assim, os possíveis sinais de alarme a que devemos estar atentos são:

- Dificuldades de concentração, alterações do apetite;

- Manifesta não ter esperança no futuro e anda mais isolada;

- Irrita-se com frequência e tem variações de humor extremas;

- Dorme muitas horas ou muito pouco;

- Começa a consumir álcool ou drogas;

- Fala sobre a morte ou formas de o fazer;

- Diz que se sente um fardo para os outros ou se sente culpada;

- Não vê evolução para os problemas ou sente-se encurralada;

- Perdeu o interesse pela sua aparência ou pelas suas actividades habituais;

- Doou recentemente bens pessoais;

- Procura ou já procurou formas de se matar;

- Sofreu uma perda marcante recentemente (familiar, emprego, casamento ou estatuto social);

- Organiza a vida e prepara o momento da morte (guarda dinheiro para o funeral e escreve um testamento).

 

Atenção que uma tentativa de suicídio é uma indicação clara que algo não está bem com a pessoa e devemos estar muito atentos. A maioria das pessoas que morrem por suicídio estão com uma doença mental no momento da sua morte, sendo a depressão a mais comum. Algumas profissões estão relacionadas com um maior risco de suicídio, não só pelo elevado nível de stress associado, mas também pelo acesso facilitado a meios letais – como armas de fogo, no caso dos polícias/militares, e medicamentos, no caso dos profissionais de saúde. A associação com depressão e burnout contribui para o risco.

Tempos difíceis estes, de pandemia, guerra, instabilidade económica… o mais importante é que peçamos ajuda, a familiar, amigo ou ao nosso médico de família! Nunca estamos sozinhos!

Últimas Opiniões de Helena Barroso