Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

7 de setembro, 2023

Proteger os olhos durante o Verão

O Verão é, em geral, uma das estações do ano que preferimos pelo sol e o bom tempo. É, também, a altura de férias, tempo de relaxar e aproveitar dias com mais luz, o mar ou a piscina passando mais tempo ao ar livre.

Sendo os dias maiores e com mais exposição solar o nosso cuidado tem de ser a redobrar com a nossa visão. Assim deixo-vos aqui alguns conselhos:

- Use óculos de sol: estando os raios solares mais intensos, é importante protege-los da exposição directa aos raios UVA e UVB, além de nos ajudar na redução do incómodo da luminosidade. Quando não protegemos os olhos vamos comprometer a visão central do olho e poder sofrer lesões da retina e do cristalino. Também devemos complementar com o uso de chapéu de aba larga.

- Na praia ou piscina use óculos de natação: devemos proteger-nos dos produtos químicos das águas da piscina que podem afectar o filme lacrimal (responsável por manter os olhos lubrificados). O cloro da piscina e o sal do mar podem irritar os olhos, deixando-os vermelhos e com a sensação de areia ou visão embaciada. No caso de não usar estes óculos, evite colocar os olhos debaixo de água e, se usar lentes de contacto, deve retirá-las antes de mergulhar. São comuns as contaminações por microrganismos ou processos alérgicos nestes ambientes.

 

Leia o artigo compelto na edição impressa de 08 de setembro de 2023.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt

Últimas Opiniões de Helena Barroso